Política habitacional na Capital é destaque no Pequeno Expediente

31/05/2023 - Adriana Albuquerque

Neste espaço destinado aos parlamentares são tratados temas importantes para a cidade

Durante o Pequeno Expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 31, parlamentares destacaram a entrega de unidades habitacionais no Cidade Jardim, ato do Movimento Sem Terra e a prestação de contas do município de Fortaleza do primeiro quadrimestre de 2023. Falando da política habitacional promovida por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, o vereador Dr. Vicente (PT) falou da entrega de 880 unidades habitacionais no Residencial Cidade Jardim no bairro José Walter.

O parlamentar participou do momento e falou da importância de uma integração entre os poderes municipal, estadual e federal, que se reverte em melhorias para a população. Segundo o Dr. Vicente, a nova etapa do residencial Cidade Jardim ainda será contemplado com a construção de escola, creche, posto de saúde e outras melhorias.

A vereador Professora Adriana Almeida ressaltou o ato em celebração aos 34 anos do Movimento Sem Terra Ceará, no Centro de Formação Frei Humberto. “Foi um ato para reafirmar a importância do Movimento Sem Terra. O MST representa a luta pela terra, por uma alimentação saudável, pelo campo e pelo trabalho e uma vida digna”, pontuou.

O vereador Professor Enilson (Cidadania), presidente da Comissão de Orçamento, destacou a situação fiscal do Município frente a outras capitais brasileiras. O parlamentar, evidenciando o Relatório de Gestão Fiscal entregue pela secretária de Finanças, Flávia Teixeira, chamou a atenção para a estabilidade financeira da cidade, com um balanço positivo garantindo investimentos para a população.

Destacando a importância de debater com a população projetos para a cidade, o vereador Didi Mangueira (PDT) falou sobre um projeto do PDT em realizar reuniões nas 12 regiões da Capital. A proposta, segundo o parlamentar, apresentada pelo presidente do partido, Roberto Cláudio, foi aprovada pelo diretório da legenda. Durante a sessão, Didi Mangueira também homenageou Tailson Pinheiro, morador do Grande Bom Jardim, e que participou das lutas por melhorias no bairro.

O vereador Danilo Lopes (Avante) utilizou a tribuna para destacar a situação enfrentada pelo serviço de odontologia na atenção primária. O parlamentar falou sobre um caso de um homem que recebeu atendimento no Posto de Saúde Pedro Sampaio e diante de um de infecção de origem dentária, veio à óbito. “Esse paciente foi vítima do sistema, não foi de uma ação errada de um profissional”, destacou Danilo Lopes retratando a falta de equipamentos como Raio X nas unidades odontológicas dos postos e de um aparato maior nas Unidades de Pronto Atendimento.

Na área da assistência social, a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), falou sobre a situação do CRAS do Canindezinho. Em visita ao local, a parlamentar destacou os problemas estruturais da unidade, o que tem prejudicado o trabalho dos profissionais do CRAS no atendimento da população.

A chegada do mês de junho coloca em destaque os festejos juninos, que retratam a história dos movimentos culturais. Neste contexto, o vereador Ronivaldo Maia destacou a representatividade da Quadrilha Zé Testinha, com 47 anos de existência, e das comemorações realizada em diversos bairros da cidade.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) questionou a posição do presidente Lula que recebeu a visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Para o parlamentar, a situação é um “absurdo” diante da situação enfrentada pelo povo venezuelano, que sofre com as perseguições do governo de Maduro. “Não tem como ficar calado diante de um absurdo como este no Brasil. Um ditador, Nicolás Maduro, é recebido com honras de chefe de estado, para mim já é um absurdo ele vim no Brasil sem dar nenhum sinal de mudança”, pontuou.

Foto: Érika Fonseca