Das feiras livres e mercados públicos ao Centro Fashion, Regional 1 apresenta potencial para crescimento econômico

31/05/2023 - Anna Regadas

Esses espaços de convivência e de comércio tem garantido oportunidades e gerado renda para os moradores da região.

Acordar cedo para ir à feira livre ou ao Mercado Público do Carlito Pamplona, ou ainda para o Mercado dos Peixes do Vila do Mar, à procura de produtos fresquinhos (frutas, legumes, frutos do mar) e com preços atrativos é parte da realidade de quem mora Regional 1. Esses espaços de convivência e de comércio constroem oportunidades e geram renda para os moradores da região.

A Feira do Conjunto Polar, localizada no bairro Vila Velha, por exemplo, foi a primeira da cidade a ser ordenada pelo projeto “Feiras Livres”, da Prefeitura de Fortaleza. A iniciativa beneficiou 21 feirantes, que foram contemplados com o Termo de Permissão de Uso do Espaço Público e melhorias na infraestrutura de trabalho como a divisão de segmentos de acordo com os produtos vendidos e a instalação de banheiros químicos.

O projeto, que trouxe mais conforto e praticidade para quem comercializa e quem frequenta, está em fase piloto, mas a expectativa é expandí-lo para outras feiras da Capital, inclusive as que estão na Regional 1. São elas:

• Feira do Carlito Pamplona (segunda-feira)/  Rua Irineu de Sousa, bairro Cristo Redentor;
  • Feira da Major Assis (terça-feira)/ Avenida Major Assis, bairro Jardim Iracema;
  • Feira do Álvaro Weyne (quinta-feira)/ Avenida Teodomiro de Castro, bairro Álvaro Weyne;
  • Feira das Goiabeiras (sábado)/ Avenida Senador Roberto Kennedy, bairro Barra do Ceará;
  • Feira do Jardim Iracema (domingo)/ Rua Arakem, bairro Jardim Iracema.

Além das feiras, os moradores contam com a tradição do Mercado Público Carlito Pamplona e do Mercado dos Peixes Vila do Mar. Esses equipamentos movimentam a economia local e garantem às famílias da região a fonte de renda e sustento.

Quando se fala do potencial da Regional 1, percebe-se nos últimos anos o crescimento econômico não apenas localmente, mas também para toda a cidade. É o caso do Centro Fashion, localizado na Jacarecanga. O empreendimento é considerado um dos maiores polos de atacado e varejo de moda do Norte/Nordeste. Com cerca quase 5 mil boxes, e mais de 400 lojas, o shopping popular atrai um grande número de turistas e comerciantes de diversos estados brasileiros, com o registro recorde mais de 100 mil visitantes em datas festivas.

Fomento ao Empreendedorismo

A região também tem se tornado ativa para micro empreendedores e empresas em busca de oportunidades. Por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ações estratégicas tem sido implantadas para fortalecer os negócios locais e estimular a abertura e formalização de novos empreendimentos.

O programa Fortaleza Capacita, por exemplo, já qualificou mais de 40 mil pessoas da Capital em áreas como marketing, finanças, planejamento e vendas. Desse total, 3.128 pessoas são da Regional 1.

Atento a esse potencial, o microempreendedor individual, Augusto Pinheiro, 40 anos, decidiu empreender e abriu uma loja de capinhas de celular e serviços de xerox, na Barra do Ceará, ao lado do clube Ferroviário. “Apostei nesse local devido à movimentação de pessoas ao redor, que procuram tanto um supermercado quanto a casa lotérica. É uma área bem localizada, ideal para a venda dos meus produtos, além de ficar perto da minha casa”, ressaltou o microempresário.

Outro programa que tem estimulado a abertura de negócios é o “Nossas Guerreiras”. A iniciativa oferece às mulheres chefes de famílias, em especial às de baixa renda o acesso a um crédito orientado de até R$3 mil com capacitação e consultoria técnica para que o empreendimento prospere.

O programa já beneficiou cerca de 7.556 mulheres, sendo 861 empreendedoras da Regional 1. As inscrições continuam abertas e o cadastro pode ser realizado pelo site.

Os pequenos empreendedores da região também contam com a estrutura do projeto Costurando o Futuro. O projeto segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado, colaborativo e gratuito, voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os ateliês da Regional estão localizados na Barra do Ceará, Pirambu e Vila Velha e disponibilizam máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte.

Outra iniciativa que irá incentivar a abertura de novos empreendimentos na região é o projeto “Meu Bairro Empreendedor“, que está sendo implantado no Pirambu. As obras, em andamento, prevêem a urbanização das avenidas Monsenhor Hélio Campos e Doutor Theberge e a construção do Centro de Referência do Empreendedor, equipamento voltado para capacitação dos comerciantes locais.

A intervenção abrange mais de 18 mil metros quadrados de área, levando melhorias urbanísticas às duas principais avenidas comerciais do bairro Pirambu, com nova pavimentação, mobiliários urbanos, sistema de drenagem, bolsões para embarque e desembarque, calçadas padronizadas, além de ciclofaixa, paisagismo e passagem elevada para pedestres, proporcionando mais segurança e acessibilidade para quem frequenta o local.

Além desses projetos, a requalificação dos espaços no Vila do Mar e no Beira-Rio com a instalação do calçadão, de quiosques, praças e equipamentos de lazer, tem atraído desde turistas até moradores da região e de outros bairros da Capital, movimentando também a economia local.

Com colaboração Rochelle Nogueira

Foto: PMF