Confira os destaques do Grande Expediente desta quarta-feira, 31

31/05/2023 - Rochelle Nogueira

Os vereadores utilizam o tempo de de até 10 minutos para repercutir as demandas da sociedade

Grande Expediente - Foto: Érika Fonseca

Na sessão plenária desta quarta-feira, 31, os vereadores da colocaram em pauta reclamações contra a Enel, o Plano Pluriestadual Participativo do Governo Federal e a decisão em favor do estudante de engenharia pela Universidade Federal do Ceará, Francisco Nairton. O vereador Wellington Sabóia (PMN) falou sobre a situação que gerando um aumento de denuncias envolvendo a Enel durante o mês de maio.

“A Enel continua com sua forma errada de agir e de querer ultrapassar a lei. Agora no mês de maio houve aumento significativo de reclamações voltadas aos registros de energia, pois são colocados fora da residência e, muitas vezes, quando são danificados, a Enel dentro do seu poder soberano multa o consumidor com até 5 mil reais”, alertou Wellington.

O parlamentar falou ainda do não funcionamento dos serviços de telefonia dentro do estádio de futebol. O vereador questionou as operadoras de telefonia se dentro do período de não funcionamento do serviço haverá abatimento na conta ao final do mês.

O vereador Ronivaldo Maia (PT) repercutiu o caso do estudante universitário Francisco Nairton, natural da cidade de Mundaú, que ingressou na Universidade Federal do Ceará pelo sistema de cota. O estudante teve sua matrícula cancelada com a alegação de fraude, mas agora conseguiu uma medida para o retorno a faculdade. “Francisco Nairton sempre estudou em escola pública e ascendeu pela educação, mas, infelizmente, foi vítima de algo inesperado após 7 semestres do curso de engenharia quando decorreu uma denúncia de que seu ingresso da universidade por cota era fraudulenta. Ele não teve oportunidade de defesa, sem o direito as provas que comprovam que ele é da cor parda”, explicou Ronivaldo comemorando a decisão judicial.

Por último, a vereadora Adriana Almeida (PT) destacou a plenária realizada na última sexta-feira (26) em Fortaleza, sobre o Plano Pluriestadual Participativa do Governo Federal. “O evento contou com a participação da sociedade civil, parlamentares e ministros. O Governo precisa ouvir as principais demandas da sociedade e o PPA é o momento de propormos e cobrarmos políticas públicas voltadas para todas as áreas”, disse a vereadora.

Foto: Érika Fonseca