Regional 1: Legislativo tem aprovado diversos projetos para a região

30/05/2023 - Adriana Albuquerque

Na mediação das demandas dos bairros, a Câmara Municipal de Fortaleza tem como mecanismo de trabalho a proposição de projetos, que são apresentadas por meio de indicativos. Confira alguns projetos destinados para os bairros da Regional 1

Reunindo 10 bairros da Capital, a Regional 1 vem contando com o apoio da Câmara Municipal de Fortaleza na aprovação de diversos projetos para a região, atendendo demandas da população. A área é conhecida pelo seu potencial econômico e desenvolvimento social, tendo como referência bairros como Jardim Guanabara, Vila Velha, Barra do Ceará, Pirambu, Cristo Redentor e Floresta, que representam um pouco da história do lado oeste da Capital.

Ao longo dos anos o crescimento das áreas urbanas tem demandado bastante do Poder Legislativo, que busca mediar os anseios da população junto ao Executivo por meio de projetos. Na produção legislativa direcionada para os bairros da Regional 1 temos diversos indicativos na área de empreendedorismo, pedidos de instalação de equipamentos públicos, revitalização de espaços e propostas de regularização fundiária.

Com um potencial empreendedor, seja no ramo têxtil como no comércio em geral, a Regional 1 tem um papel importante na política de geração de emprego e renda local. Cenário que se reflete na apresentação de propostas no Legislativo, dentre elas: a implantação do “Projeto Meu Bairro Empreendedor” no bairro Floresta; a criação do “Programa Costurando O Futuro” nos bairros Cristo Redentor, Jacarecanga, Pirambu e Floresta; regularização do comércio na Lagoa do Urubu; e a implementação do Programa Fortaleza Capacita.

Outra área de destaque é a saúde, que sempre tem sido pautada na Câmara, com projetos solicitando a construção e reforma de Unidades de Atenção Primária (UAPS) seja no Vila Velha, Jardim Iracema ou Floresta. Voltado para o esporte, a região abriga diversos espaços de lazer além de uma grande extensão de orla. Para a região temos pedidos para a construção de academias ao ar livre, complexo infantil, reforma do Polo de Lazer, além da instalação de pontos para a prática do FutMesa.

Neste cenário reforçamos o diálogo constante entre vereadores e a população, que se efetiva por meio da produção legislativa. Relação que ganha força com o projeto “Nosso bairro, Nossa Câmara”, que irá percorrer as 12 Regionais da cidade com a prestação de serviços à população e ouvindo as principais demandas das comunidades.

A primeira edição acontece na Regional 1 no próximo dia 3 de junho, na Praça do Marco Zero, Barra do Ceará.

Regional 1

Com a nova territorialização da cidade, a Regional I concentra 4 territórios com 10 bairros, são eles: Vila Velha e Jardim Guanabara (Território 2); Barra do Ceará (Território 3); Cristo Redentor e Pirambu (Território 4); Carlito Pamplona e Jacarecanga (Território 5); e Jardim Iracema, Floresta e Álvaro Weyne (Território 6).

Acompanhe as propostas apresentadas pelos vereadores para o seu bairro. Clique aqui e no espaço “Pesquisar expressões na ementa” digite o nome do seu bairro e confira os projetos em tramitação na Casa ou que já foram aprovados.

Foto: Mateus Dantas