Legislativo realiza solenidade em homenagem ao Dia do Assistente Social

26/05/2023 - Anna Regadas

O Dia do Assistente Social, é comemorado no dia 15 de maio.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (26/05), Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal do Assistente Social, que é celebrado no dia 15 de maio. A solenidade foi solicitada pelo vereador Júlio Brizzi (PDT) e subscrita pela vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), por meio do requerimento nº 0032/2023, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

Júlio justificou a homenagem pela importância da categoria em defesa dos direitos humanos. “É um dia importantíssimo para homenagearmos as assistentes sociais. Estamos todos honrados com a presença de vocês neste dia tão especial, pois de fato é uma profissão muito importante para a garantia dos direitos humanos, que faz a interface entre a política pública e a ponta”, afirmou.

Adriana Nossa Cara, que também é assistente social, destacou sua vivência na universidade. “Foi dentro do Serviço Social, na universidade, que comecei a construir a minha identidade enquanto mulher negra. Venho de uma comunidade de periferia, vivi todas as relações com a pobreza, então foi uma abertura de horizontes, de reflexão crítica sobre a sociedade. O curso é fundamental para a sociedade que a gente quer construir”, relatou.

A parlamentar também falou dos desafios da profissão. “A categoria ainda não é valorizada e reconhecida e a gente precisa avançar para que o nosso piso salarial digno seja aprovado. Isso é fundamental. Precisamos de assistentes sociais na educação, nas escolas, na saúde. Nós somos necessárias no serviço público e precisamos ser reconhecidas e valorizadas. Então viva a luta das assistentes sociais e que nesse horizonte próximo possamos avançar para estarmos no topo do reconhecimento”, apontou Adriana.

O vereador Lúcio Bruno (PDT) falou sobre o papel desempenhado pelas profissionais e parabenizou a todas. “Muitas pessoas não conseguem entender qual o papel da assistente social. E ela perpassa em todas as políticas públicas. Ela ajuda, auxilia e colabora com todas as outras profissões que atendem as pessoas mais vulneráveis da nossa cidade. Tem o papel de elaborar, de coordenar e executar vários programas sociais. Então quero parabenizar a todas que aqui estão e as que não puderam vir, em nome de vocês que fazem esse grande trabalho”, parabenizou.

A presidente do Sindicato das Assistentes Sociais do Estado do Ceará, Ravena Guimarães, destacou a importância de celebrar a data e reconhecer a atuação dos profissionais. “É sempre bom e importante celebrar a data. O assistente social é um profissional que é protagonista no acesso, na viabilidade de direitos socioassistenciais para toda a população, principalmente para aquela que mais necessita”, destacou.

Logo após as falas foram feitas as homenagens com a entrega de certificados para profissionais do Serviço Social, que atuam na Capital.

Homenageadas

• Maria Isabel Rocha de Castro
  • Jeniusa Rodrigues de Alencar
  • Meyrilane Barros de Moraes
  • Naylma Francisca Azevedo Maia
  • Rochelle de Queiroz Forte
  • Marisa Albuquerque Cordeiro
  • Silvana Garcia de Andrade Lima
  • Cícera Rosânia Campos de Lima
  • Mariana Rodrigues Loiola
  • Maria Helena de Paula Frota
  • Maria Crizeuda Freire de Castro
  • Cynthia Studart Albuquerque
  • Teresinha Oliveira Barbosa
  • Rosângela Moura Onofre
  • Joelita Maria Fernandes de Sousa
  • Liana Matias Costa Júnior
  • Ana Paula Silveira de Moraes Vasconcelos.

Em nome das homenageadas falou a assistente social, Teresinha Oliveira Barbosa: “Nos deixa muito satisfeita, contente e feliz pois não é todo dia que a gente recebe uma homenagem dessa. Depois de tantos anos de trabalho, raramente a gente é reconhecida, então o meu agradecimento”.

A Mesa de honra foi formada pelas seguintes autoridades: vereadores Júlio Brizzi (PDT), Adriana Nossa Cara (PSOL) e Lúcio Bruno (PDT), professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Helena de Paula Frota, presidente do Sindicato das Assistentes Sociais do Estado do Ceará, Ravena Guimarães e Karine Franco, representando o Conselho Regional de Serviço Social da 3º Região do Ceará.

Foto: ZéRosa