Dia “D” de mobilização reforça campanha de vacinação contra gripe e covid-19

26/05/2023 - Rochelle Nogueira

Além das vacinas contra a gripe e covid-19, haverá continuidade de imunização com as demais vacinas do Calendário Nacional.

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza o dia “D” de mobilização da Campanha Nacional contra Influenza e reforço da vacina bivalente, neste sábado (27/05). Na ocasião, 20 postos de saúde estarão abertos, exclusivamente nesta data, das 8h às 16h30.

O foco do dia “D” será a vacina contra a Influenza (A, dos tipos H1N1 e H3N2; e B) e também será possível se vacinar contra a covid-19 (doses monovalentes e bivalente) e com as demais vacinas de rotina disponibilizadas pelo SUS (tríplice viral, hepatite A e B, tríplice bacteriana, poliomielite, varicela, etc).

“É importante lembrar que a vacina da gripe é anual, e que é fundamental manter o calendário de vacinação atualizado para garantir a manutenção da saúde, em especial nesse período de sazonalidade”, disse Luciana Passos, coordenadora das Redes de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza.

Já no domingo (28/05), serão ofertadas vacinas exclusivamente nos postos de saúde: Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauapé) e Mattos Dourado (R. Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz).

Influenza

É uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito. A transmissão ocorre por meio do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas (ao falar, tossir, espirrar) ou mãos e objetos contaminados por secreções.

O período de incubação do vírus varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Balanço

A vacinação contra Influenza para todos os públicos teve início no dia 15 de maio, devido ao aumento de casos de gripe decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado. Até o momento, 268.901 doses foram aplicadas na Capital. Em relação à aplicação da Bivalente, até a última segunda-feira (22/05), foram 244.953 doses aplicadas.

Postos de Saúde Dia “D”

Regional de Saúde I:

– Maria Aparecida Lima (Av. K, Conjunto Nova Assunção, 915 – Vila Velha),
– Zenirton Pereira (R. José Roberto Sales, 475 – Barra do Ceará)
– Paulo de Melo Machado (R. Bernardo Pôrto, 497 – Monte Castelo)

Regional de Saúde II:

– Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)
– Aida Santos (Av. Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzon)
– Rigoberto Romero (Av. das Graviolas, 195 – Cidade 2000)

Regional de Saúde III:

– Clodoaldo Pinto (Rua Banvarth Bezerra, 100 – Padre Andrade)
– Meton de Alencar (Rua Padre Perdigão Sampaio, 820 – Antônio Bezerra)
– Mariusa Silva (R. Araçá, 440 – Bonsucesso)

Regional de Saúde IV:

– Abel Pinto (Tv. Goiás, s/n – Demócrito Rocha)
– Gothardo Peixoto (R. Irmã Bazet, 153 – Damas)
– Valdevino de Carvalho (R. Guará – Parangaba)

Regional de Saúde V:

– Jurandir Picanço (R. Duas Nações, s/n – Granja Portugal)
– Luiza Távora (Travessa São José, 940- Mondubim)
– Regina Severino (R. Itatiaia, 889 – Canindezinho)
– Dom Lustosa (Rua A, s/n – Granja Lisboa)

Regional de Saúde VI:

-Mattos Dourado (R. Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz)
– Messejana (Rua Cel. Guilherme Alencar, s/n – Messejana)
– Melo Jaborandir (R. Trezentos Quinze – Jangurussu)
– Waldo Pessoa (Av. Capitão Hugo Bezerra, 75 – Barroso)

Serviço:

Dia “D” de vacinação contra gripe, covid-19 e outras doenças nos 20 postos informados.
Sábado (27/05)
Postos informados acima

Domingo (28/05)
Postos de saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauapé) e Mattos Dourado (R. Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz).
Horário: de 8h às 16h30

Foto: Érika Fonseca
Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza.