Programa Consultório na Rua atenderá mais de 11 mil pessoas em situação de rua por mês

26/05/2023 - Rochelle Nogueira

De acordo com o último censo municipal, Fortaleza possui cerca de duas mil pessoas em situação de rua

Anunciado pelo prefeito José Sarto na quinta-feira (25), o programa Consultório na Rua, que oferece o serviço de forma itinerante às pessoas em situação de rua na Capital, foi ampliado. O projeto passou a contar com seis unidades equipados com equipes multidisciplinares, contando com uma unidade móvel de atendimento e outro de transporte aos profissionais.

Cada grupo do Consultório na Rua contará com 11 profissionais, sendo: um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um psicólogo, um assistente social, um agente social, dois apoios e dois motoristas. Com a ampliação do programa, a capacidade de assistência será de 11 mil atendimentos por mês, com serviços ofertados em todas as Regionais da cidade.

Os grupos itinerantes percorrem toda a cidade, especialmente as áreas com maior quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e trabalharão principalmente com foco na humanização do atendimento e na construção de vínculos de confiança com os pacientes. As unidades móveis funcionam em horários diferentes, em três turnos, sendo equipadas com medicamentos injetáveis, de uso oral, para situações clínicas de urgência e material para curativos.

Além disso, oferecem orientação de higiene pessoal, prevenção de doenças, entrega de preservativos, vacinação, testagem rápida para a detecção de COVID-19, sífilis, HIV, hepatite B e C e teste de gravidez. A área de psicologia também presta atendimento com as demandas voltadas à saúde mental. A área de Psicologia também presta atendimento com as demandas voltadas a saúde mental.

Serviço:

Consultório de Rua
Público-alvo: População em situação de rua;
Equipamentos: 6 unidades móveis com equipe multidisciplinar com atendimento em três turnos em circuito itinerante;
Atendimento: Em todas as Regionais de Fortaleza com foco nas áreas com maior quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social
Quando iniciará o atendimento: Iniciado de forma imediata.