Empreendedores contarão com apoio técnico do Sebrae na Central da Cidadania

22/05/2023 - Adriana Albuquerque

A parceria irá disponibilizar os serviços do Sebrae no apoio aos pequenos negócios, como capacitações, consultorias, além de ações voltadas para o incentivo aos novos negócios

22.05.2023 Assinatura termo com Sebrae, presidente Gardel Rolim (JL Rosa)

Pioneira na política de apoio aos microempreendedores, a Câmara Municipal de Fortaleza assinou nesta segunda-feira, 22, um termo de cooperação técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A parceria vem fortalecer os serviços ofertados aos empreendedores individuais na Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira.

O presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), destacando o trabalho realizado pelo Legislativo desde 2009, reforçou o compromisso da Central na geração de oportunidades para a população. O parlamentar ressaltou o potencial da Capital, principalmente quando se avalia o percentual de pequenos negócios gerados na cidade.

“Fortaleza é uma cidade que vem se desenvolvendo acima da média em números econômicos, a que gera mais empregos do Nordeste, o maior PIB do Nordeste, o maior orçamento público do Nordeste e a cidade que mais se capacita no Brasil. Tudo isso é construção de muitos atores e feito a muitas mãos, e a Câmara tem uma sala do empreendedor desde de 2009, e há mais de 10 anos que a Câmara colabora com esse desenvolvimento”, destacou.

Gardel Rolim evidenciou a cooperação com o Sebrae no fortalecimento do serviço, contando com um suporte especializado no atendimento ao empreendedor. “O Sebrae vai nos dar condições técnicas para que tenhamos um atendimento mais especializado e colaborando com esse desenvolvimento que a cidade tem vivido”, pontuou.

O superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, parabenizando a Câmara pela atuação junto ao empreendedores, avaliou a parceria como uma ação de impulsionamento do empreendedorismo na Capital. “Essa parceria é um aprofundamento fos serviços prestados e isso só fortalece os nossos microempreendedores. No momento que a Câmara reformula a prestação de serviços e coloca a sala do empreendedor, juntamente com outros servicos prestados pela municipalidade, ela se coloca no seu papel de representanteda sociedade fortalezense no apoio às pequenas empresas, em especial ao microempreendedores. O Sebrae irá participar ativamente desse trabalho e quem ganha com essa parceria são os nossos microempreendedores”.

Destacando o número de microempreendedores da Capital, cerca de 300 mil, o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, fala que o momento reforça o papel das politicas voltadas para o incentivo a capacitação, gerando oportunidades para o fortalecimentodos pequenos negócios na periferia, além de incentivar novos empreendimentos. “Esse número é o grande desafio, que traz para o Sebrae e para a Câmara de gerar serviços capaz de ofercer oportunidades para este público, não só oportunidade de se aprimorar para os empreendedores, mais para aqueles que tem uma idea e não sabem onde empreender”.

Segundo coordenador da Central da Cidadania, Rodrigo Cavalcante, o momento vem potencializar os serviços ofertados aos empreendedores, que hoje representam 7% dos atendimentos realizados na Central. Rodrigo destaca o trabalho realizado pelo Sebrae no apoio aos pequenos negócios, como capacitações, consultorias, além de ações voltadas para o incentivo a formalização, como a Semana do MEI, e que agora poderão ser ofertados no núcleo.

A Central da Cidadania oferta mais de 30 serviços à população, dentre eles, o atendimento ao microempreendedor individual, oferecendo aos trabalhadores autônomos todo o suporte e orientação necessária para a formalização dos seus negócios, além da orientação sobre o parcelamento de dívidas, a Declaração Anual do MEI, boletos de pagamento, alteração de dados, entre outras dúvidas relacionadas ao programa.

Foto: JL Rosa