Dia do Trabalhador é destaque no Pequeno Expediente

02/05/2023 - Ana Clara Cabral

Vereadores falam da importância da luta por direitos e ações que beneficiem a classe trabalhadora.

No pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira, o Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, ganhou destaque nos pronunciamentos dos parlamentares. As ações anunciadas pelo presidente Lula foram mencionadas, dentre elas, o reajuste do salário mínimo.

Na ocasião, Iraguassu Filho (PDT) falou da importância da atualização da tabela do Imposto de Renda, especialmente para a classe médica e para o servidor público: “a atualização da tabela de imposto de renda é justiça fiscal, social. Nós estaremos atentos na Câmara Municipal”. Ao final da fala, o vereador defendeu ainda uma Reforma Tributária para o país, preservando a autonomia de arrecadação dos municípios.

Dr. Vicente (PT) ressaltou o Ato em Defesa do Trabalhador, que aconteceu ontem no Grande Pirambu, organizado pelas centrais dos trabalhadores, sindicatos, movimentos populares e sociedade. “É um grito das pessoas. Vamos lutar para que o Brasil melhore ainda mais”, disse.

Por fim, o vereador Ronivaldo Maia acrescentou: “a luta teve o sentido de se somar, além da busca por mais trabalho e renda, ao debate necessário de revogação das maldades feitas pelos governos Temer e Bolsonaro, que ameaçam a classe trabalhadora”.

Demandas municipais

A Tia Francisca (PL) agradeceu a gestão do prefeito Sarto pela inclusão de uma escola no Parque São José, através do pacote da educação anunciado pela Prefeitura, por meio de uma indicação de autoria da parlamentar. Segundo ela, já foi realizada visita técnica no terreno e feitas articulações com a Secretaria e a Regional 5.

O vereador PPCell (PSD) destacou a inauguração da Creche César Pinheiro, no Grande Jangurussu, que aconteceu na última quinta-feira. De acordo com ele, a unidade tem 10 salas para acolher cerca de 200 crianças da região. Além dela, o vereador citou a inauguração da CEI Pedro Ferreira Mesquita e da Escola Rosa da Fonseca. “Isso mostra o quanto o prefeito vem trabalhando, principalmente na área da educação”.

Também no Pequeno Expediente, a vereador Adriana Nossa Cara (PDT) tornou pública a visita que fez na última sexta-feira ao Hospital da Criança de Fortaleza, no Jóquei Clube. Depois de elogiar a estrutura do equipamento de saúde, a parlamentar solicitou atenção à demanda por mais profissionais assistentes sociais para o turno da noite. “Viemos defender publicamente que a SMS analise com urgência o pedido de aditivo de contrato de gestão, fortalecendo os serviços ofertados no hospital”.

Lagoa da Precabura

Gabriel Aguiar (Psol) usou o tempo do Pinga Fogo para lamentar o falecimento de Daniele Ferreira, presidente da Associação dos Moradores da Precabura, que há décadas se dedicou pela preservação da área. O vereador falou da importância de continuar seu trabalho: “a unidade de conservação agora precisa existir de fato com a criação do conselho gestor da unidade, a criação do plano de manejo, efetivação do plano com efetivação de políticas públicas voltadas para a educação ambiental das crianças e jovens, pesquisas científicas, ecoturismo de base comunitária”.

Direitos dos trabalhadores por aplicativo

O vereador Moura Taxista (PSB) foi à tribuna defender a classe dos taxistas que, segundo ele, foram vítimas de acusações de extorsão de passageiros no Terminal Marítimo. Aproveitando, ele defendeu a luta por direitos dos trabalhadores de aplicativo, Uber e 99, colocando o jurídico do Sinditáxi à disposição dos mesmos. “Aquele que perdeu seu carro, se acidentou, que não tem amparo legal pela plataforma, nos procure. Vamos acionar as plataformas na justiça”.

Foto: Érika Fonseca