Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Arte

28/04/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Dia Mundial da Arte foi criado em alusão ao aniversário de Leonardo da Vinci, um dos principais nomes do alto renascimento, sendo um dos artistas mais completos do planeta.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (28/04), Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial da Arte, comemorado anualmente no dia 15 de abril, data é em alusão ao aniversário de Leonardo da Vinci, um dos principais nomes do alto renascimento, sendo um dos artistas mais completos do planeta. A homenagem foi solicitada pelo vereador Veríssimo Freitas (Republicanos), através do requerimento n° 963/2023, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida por Veríssimo Freitas, em nome do presidente do Legislativo Municipal, Gardel Rolim (PDT).

Segundo o vereador, a arte fortalece a criatividade, a inovação e a diversidade cultural para todos os povos do mundo e desempenha um papel importante no compartilhamento de conhecimento e no incentivo a curiosidade e ao diálogo. “Estou muito feliz, como artista poder homenagear tantos colegas e escolher entre eles dez nomes que representam vários segmentos, já que nosso Estado é muito rico em artistas, e mesmo não sendo valorizados, somos resilientes e resistentes. Escolhi dez pessoas que foram importantes em minha caminhada, que contribuíram de alguma forma para que eu esteja aqui como vereador”, frisou.

Disse que uma das suas maiores bandeiras de luta é a da arte e a da cultura. “Então homenageamos personalidades da dança. Sou bailarino, venho de projetos sociais e passei por várias academias. Tenho ai quase 15 anos de dança. Esse momento é muito emocionante e importante pra mim. Inclusive, dentro desses dez nomes, temos bailarinos, pintores, grafiteiros, atores, quadrilheiros. A arte é muito ampla, abraça muitas pessoas, mas tivemos esse cuidado de abraçar todos os segmentos e essas dez pessoas vem representando os artistas de Fortaleza.

“Se hoje sou vereador de Fortaleza é porque tive apoio de artistas que abraçaram essa bandeira comigo. Minha mãe apresentou um projeto para mim quando era criança e escolhi a dança, que me deu momentos marcantes e onde pude auxiliar as pessoas, cuidar das pessoas, misturando a arte e politica social. Fui do mangue ao Balé e dancei em Nova York. Quando você começa uma carreira nas artes não tem ideia do que está fazendo isso é ótimo, pois as que sabem o que estão fazendo têm as regras e têm limites. Nós podemos e devemos ir além. Quando iniciei minha vida tive a professora Wanda, depois na Vidança com Anália e Socorro Timbó”, frisou.

“Me realizei como bailarino e professor, mas sempre segui o objetivo do projeto social de formar cidadãos. Através da arte, a pessoa se torna mais forte e mais sensível. No jazz tive experiência ativa. Tinna e Diego que têm uma academia no Vila Velha me acolheu. Outra pessoa, meu amigo Saymon, que nossa história vem de muito tempo. Banda Acaiaca, representada pelo meu amigo Dinho, ele com sua mente movimentada colocava pessoas para dançar na banda. O Guilhermino abriu muitas portas. A busca por me aprimorar e ter novos passos, ai surgiu a Michele Borges, dando extensão a minha dança na Academia de Dança Michele Borges, onde aprendi a dançar por amor. Meu abraço e gratidão ao meu amigo Wesley, que é grafiteiro”. Citou ainda o Grupo Expresso Fantasia e a cantora Camila Marieta que representou o Ceará do The Voice Brasil.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens pelo Dia Mundial da Arte aos seguintes artistas: Michele Borges, Rondinelle Façanha, Tinna Catarina; Tereza Clara; Lúcio de Castro, representado por seu filho Lucas Teles; Wesley Rocha, representado por sua esposa Taylane Rocha, Saymon Silva; Guilhermino Benevides, representado por Dinho e Lorena Bayer e Camila Marieta.

Em nome dos homenageados falou a bailarina Michele Borges. Ela ressaltou que este reconhecimento é importante para diversos artistas espalhados pelo mundo. “Estou muito feliz e honrada por essa homenagem ao Dia Mundial da Arte que é essencial e necessária para as nossas vidas e que fomenta a cultura no nosso país, eu que venho de uma família de artistas, uma avó pioneira no balé clássico, uma mãe que seguiu seus passos e eu que continuei, montando uma escola e uma companhia profissional. Isso foi muito latente para mim e é muito vivo. A arte faz parte de minha trajetória, e hoje se concretiza com tantos artistas e a diversidade cultural que nosso estado merece ter, é motivo de muita gratidão e felicidade”, argumenta.

Michele pontua que além da dança ser tão importante, ela é de fato formadora e aproxima as pessoas, que ficam ligadas pelo amor, pelo coração e pela sensibilidade, e nos faz olhar para o mundo de uma forma mais bonita, mais humana e mais poética. “A dança fala de nossa trajetória no mundo. Faz com que olhemos para ao mundo de uma forma mais poética. Estou muito feliz em estar ao lado de tantos artistas que representam a diversidade cultural, que têm a mesma bandeira que é ver a arte crescer. Quero agradecer ao meu eterno bailarino Veríssimo Freitas por essa oportunidade de estar aqui nesse dia tão marcante para mim,” concluiu.

A mesa solene contou com a presença do vice-diretor da Expresso Fantasia, Luan Teles; diretora da Fábrica de Movimento, Renata Façanha; Doutora Fernanda Costa; Vladson Silva; Silmara Cruz e Lorena Bayer.

Foto: Érika Fonseca