Suspensão de catracas duplas nos ônibus é destaque do Pequeno Expediente

19/04/2023 - Ana Clara Cabral

As novas catracas instaladas serão readaptadas e uma outra alternativa será elaborada.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (19), a vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) usou o tempo do Pequeno Expediente para repercutir o diálogo acerca das novas catracas dos transportes públicos de Fortaleza, junto ao Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público (CAOCIDADANIA), Sindiônibus e Etufor.

Dentro dos encaminhamentos que julgou como positivos, a parlamentar destacou:

• A instalação do novo modelo de catraca está suspenso para o restante da frota até que, em diálogo com a sociedade, encontre-se uma nova alternativa que garanta a acessibilidade e segurança dos usuários;
  • Readaptação para o equipamento que passa o Bilhete Único, que estava depois da catraca;
  • Será feito um teste de um novo modelo com redução da largura do dispositivo de elevação;
  • O Sindiônibus se comprometeu em fazer uma encomenda às universidades para encontrar um modelo de catraca que não traga prejuízo aos usuários;
  • O Sindiônibus vai melhorar os canais de denúncia do uso do transporte coletivo.

Por fim, a vereadora divulgou o número do Alô Sindiônibus, onde o usuário, se se sentir lesado no uso do transporte, pode realizar uma denúncia: 4005 0956.

Segurança nas escolas

A vereadora Professora Adriana Almeida (PT) ressaltou o pacote de medidas anunciado pelo Governo Federal, cujo investimento de mais de R$ 3 bilhões será destinado para ações de segurança nas escolas do país. Além disso, mencionou uma série de ações aprovadas pelos professores das escolas municipais de Fortaleza em assembleia sobre o mesmo assunto, como a obrigatoriedade de porteiros nas entradas das escolas, monitoramento em ronda no entorno das escolas, campanha de orientação contra fake news e contra bullying ou qualquer tipo de discriminação.

Ronaldo Martins (Republicanos), preocupado com as ameaças de ataques, sugeriu que a Prefeitura de Fortaleza garanta a presença de agentes de seguranças armados nas escolas. “É inaceitável que alunos e professores se sintam inseguros no ambiente educativo, que deveria ser um local de respeito e convivência. Essa é uma questão que demanda medidas urgentes”, disse.

Discordando, o vice-líder do governo na Câmara, vereador Didi Mangueira (PDT) declarou: “vigilante armado em uma escola é um alvo que a bandidagem gosta de procurar. Isso já traz outro confronto. Essa que é a preocupação do governo Sarto e da Secretaria da Educação. É um tema muito complexo que precisa ser discutido”.

Ainda sobre o tema, Pedro Matos (PL) respondeu a fala do presidente Lula, acerca da relação dos jogos eletrônicos com a violência nas escolas. “Está esquecendo de todo um contexto social que nosso país vive. O que vemos na periferia da cidade é que os esportes eletrônicos estão trazendo oportunidades para a nossa juventude”, argumentou.

Dia dos Povos Indígenas

O vereador Ronivaldo Maia fez um pronunciamento em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, marcado no 19 de abril. “Celebrar a importância dos povos indígenas no Brasil, além de poder contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos, serve para refletir sobre a luta e o preconceito”. Ele aproveitou para lembrar: “o governo Lula criou o Ministério dos Povos Indígenas e o governador Elmano criou a primeira Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, que vai estabelecer um marco histórico para a construção de políticas públicas”.

Piso da Enfermagem

Dr. Vicente falou sobre a assinatura do presidente Lula no projeto de lei que abre crédito especial ao Orçamento da Seguridade Social da União, no valor de R$ 7,3 bilhões para viabilizar o pagamento do piso nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O projeto ainda será analisado pelo Congresso Nacional. “Foi uma luta muito grande, há mais de 20 anos. `Parece que agora o negócio está muito bem encaminhado. Estão querendo que os municípios comecem a pagar a partir de maio”, disse.

Foto: Érika Fonseca