Grande expediente discute piso da enfermagem, violência nas escolas e taxa de resíduos sólidos

19/04/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

O grande expediente é o momento onde os vereadores podem usar da prerrogativa usar da palavra por um tempo de 10 minutos.

Grande Expediente - Foto: Érika Fonseca

Durante o grande expediente da Sessão Ordinária, desta quarta-feira (19/04), os vereadores discutiram temas como a aprovação do piso nacional da enfermagem, violência nas escolas, taxa de resíduos sólidos e as ações da Prefeitura de Fortaleza. O primeiro orador foi o vereador Ronivaldo Maia que celebrou a decisão do Governo Lula de garantir o pagamento do Pìso Salarial da Enfermagem com o aporte de R$ 7 bilhões de reais através do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), “não podíamos estar mais satisfeitos e contentes com essa notícia que garante o Piso Nacional da Enfermagem que é uma luta de décadas,” disse.

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) abordou o tema de violência nas escolas e destacou que é necessário se combater as fakenews e respeitar leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo ela, o momento é também de se fortalecer as comissões de prevenção contra violência nas escolas, previstas pela Lei 17.253/2020 de autoria do Deputado Renato Roseno, que alterou a lei 13.330 de 2002, do então Deputado João Alfredo. “Essa lei determina que a escola atue de forma articulada contra a violência a alunos”, pontuou

O vereador Julierme Sena, falando pela liderança da oposição, criticou a fala do ministro da Educação, Camilo Santana que deu sua opinião sobre a Taxa de resíduos sólidos de Fortaleza, “ele disse que foi um erro e que deve ser reavaliada. Concordo com ele, mas não aceito a hipocrisia e cegueira seletiva dele. Pois seu aliado, o Governador Elmano Freitas, aumentou o ICMS e ele ficou calado. E quando era governador aumentou 400 taxas, uma delas foi a cobrança da segunda via do RG e o emplacamento que aumentou para R$ 153,00. Ele foi o primeiro governador da história a taxar o sol. É a velha máxima, faça o que digo, mas não faça o que faço”, comentou.

Pela liderança do governo, o vereador Carlos Mesquita (PDT) destacou o trabalho do prefeito José Sarto. “Ele começou a fazer uma coisa com que o Dr. Juraci fazia, acorda cedinho e visita obras. Ele já esteve no Pirambu, Messejana, sozinho para ver o que precisa fazer. Eu tenho certeza que nenhum vereador vai dizer que o Sarto não está trabalhando, que não está construindo. Agora, passadas as chuvas termos os recapeamentos das vias. Mas o prefeito como é candidato a reeleição, já está fazendo seus acordos e ações, logicamente aqueles que não concordam com ele o criticam, mas a critica que é bem-vinda e salutar pois empurra o prefeito para melhorar. Com relação a taxa de resíduos sólidos, ela é cobrada em 22 cidades do país, inclusive por partidos de alguns aqui que são contra. A cobrança está baseada no Marco do Saneamento, que obriga os municípios a custearem esse saneamento. Dentro em breve vão ver as melhorias na cidade no tocante a limpeza, e já temos o bairro modelo – a Praia de Iracema”, afirmou.

Foto: Érika Fonseca