Vereadores avaliam os primeiros 100 dias dos governos do PT

11/04/2023 - Adriana Albuquerque

O tempo do Pequeno Expediente ocorre no início da sessão plenária destinando o espaço de fala para 10 parlamentares

Durante a sessão plenária desta terça-feira, 11, parlamentares colocaram em destaque os primeiros 100 dias da atuação do presidente Lula e do governador do Ceará Elmano de Freitas. O vereador Lúcio Bruno (PDT) cobrou um compromisso do Governo Federal com os aposentados. “O presidente do PDT, Carlos Lupi – atual ministro da Previdência, baixou a taxa de juro de consignados para aposentados chegando a 1,7%, mas o cartel dos bancos interviu e subi para 1,99%”, apontou.

Em relação a gestão de Elmano, Lúcio Bruno questionou a aprovação do “pacotão dos 100 dias”, com a criação de secretarias e cargos para cumprir compromissos, dentre eles, a paridade de gênero. O parlamentar destacou ainda o anúncio do reajuste dos professores estaduais de 14,5% em meio a falta de previsão de um reajuste geral dos servidores. O parlamentar questionou a falta de previsão do Governo Federal em relação ao reajuste anual.

Chamando a atenção para a marca de 100 dias do presidente Lula e do governador Elmano de Freitas, a vereadora Professora Adriana (PT) e o vereador Ronivaldo destacaram o compromisso dos gestores com a população em situação de vulnerabilidade social. Parlamentares celebraram o retorno de programas como o “Minha Casa, Minha Vida”, “Mais Médicos” e Bolsa “Família”, na esfera federal.

“Trazer de volta o Minha Casa Minha Vida é assegurar dez milhões de investimento em moradias. Tratar da retomada dos Mais Médicos é assegurar a contratação de quinze mil médicos que vão cuidar melhor da saúde do povo brasileiro”, disse Ronivaldo.

Nas ações estaduais, Professora Adriana falou do lançamento do programa Ceará Sem Fome, o anúncio do mutirão de cirurgias eletivas e a expansão do ensino de tempo integral. A parlamentar ressalta que o Brasil e o Ceará estão seguindo o caminho no crescimento.

Grande Bom Jardim

No cenário municipal, o vereador Professor Enilson (Cidadania) destacou visitas realizadas a diversas praças da Regional 5 com a Secretaria de Gestão das Regionais (Seger). O parlamentar reforçou a atuação do Executivo no Grande Bom Jardim, chamando a atenção para a reforma do Estádio do Bom Jardim, um complexo esportivo composto por academia, areninha, área de futevôlei e futmesa, além de calçadão para caminhada. “Fico feliz da abordagem da Prefeitura. Se Deus quiser vamos terminar o nosso mandato com um Bom Jardim transformado”, pontuou.

O vereador Didi Mangueira (PDT) parabenizou o trabalho realizado pela Bom Jardim Produções, uma produtora independente que atua com cinema e audiovisual na periferia de Fortaleza. O grupo já fez curtas e médias-metragens, além do Curso de Cinema e Audiovisual “Periferia em Foco”, realizado em parceria com a Associação Cultural Santa Terezinha, que tem a proposta de capacitar jovens periféricos a seguir carreira no audiovisual.

Apoio psicológico

Destacando a importância de uma atuação integrada na área da Educação, o vereador Dr. Luciano Girão (Progressistas) foi à tribuna lamentar o ataque a creche por um homem de 25 anos, em Blumenau, Santa Catarina, no último dia 5 desse mês, que resultou na morte de quatro crianças e feriu outras cinco. O parlamentar ressaltou a necessidade de realizar uma discussão com todas as comissões temáticas da Casa e destacou um projeto de indicação, de sua autoria, que autoriza a criação dos cargos de psicólogos e assistente social para atuarem nas escolas da rede municipal de ensino.

Saúde

No Dia Mundial de Conscientização da doença de Parkinson, o vereador Dr. Vicente (PT) pediu uma atenção do poder público para as pessoas que enfrentam a doença. “Uma doença neurológica e crônica onde vemos que o poder público em geral tem que ter um olhar para esta doença. Pedimos que o prefeito Sarto e o secretário Galeno Taumaturgo que melhore o atendimento das pessoas com Parkinson”, solicitou o parlamentar ressaltando ainda a necessidade de um atendimento multiprofissional englobando a área da psiquiatria, terapia ocupacional e psicologia.

Dr. Vicente falou ainda de uma reunião com profissionais que prestaram concurso para IJF em 2016 e que tem validade até junho deste ano. O parlamentar pediu atenção da gestão municipal, tendo em vista a carência de profissionais no IJF, dentre eles, assistente social, cirurgião dentista, nutricionista, farmacêutico e terapeuta ocupacional.

Foto: Érika Fonseca