Reforma agrária e ações de requalificação de espaços públicos são destaques no plenário

11/04/2023 - Adriana Albuquerque

Parlamentares colocaram em pauta ainda a violência nas escolas e obras no Vila União

Utilizando a tribuna no Grande Expediente desta terça-feira, 11, parlamentares debateram temas relacionados a distribuição de terras improdutivas no Brasil, ressaltando a importância da reforma agrária no fortalecimento da agricultura familiar. Os vereadores Dr. Vicente (PT) e Gabriel Aguiar (PSOL) reforçaram a atuação do Movimento Sem Terra.

O vereador Dr. Vicente, fazendo referencia aos primeiros 100 dias do governo Lula, ressaltou o sentimento de esperança para a pessoas em situação de pobreza. O parlamentar atentou para a necessidade da distribuição de terras, possibilitando a distribuição de riquezas no país. ” Uma terra não pode ficar parada. É um absurdo que uma pessoa tenha metade de um estado e outros com nada”, ponderou.

Gabriel Aguiar chamou a atenção para o papel dos trabalhadores rurais, em especial os que integram o Movimento Sem Terra. O parlamentar denuncia a posse ilegal de terras por grande latifundiários e grileiros, que expulsaram comunidade tradicionais de suas terras, dentre eles, quilombolas. Gabriel ressaltou a representatividade da agricultura familiar no fornecimento de alimento no país, sendo o MST o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

Por fim, Gabriel lembrou do assassinato de 19 trabalhadores sem-terra em Eldorado de Carajás (PA) em abril de 1996. O fato tornou-se símbolo de luta agrária, lembrado pelo Abril Vermelho, como explica o parlamentar.

Fazendo referência as notícias de violência em escolas públicas e privadas, o vereador Germano He-man (PMB) pediu uma atenção do prefeito José Sarto para o projeto de indicação, de sua autoria, que prevê a instalação de detectores de metais em creches e escolas, além dos protocolos de segurança nos locais. O parlamentar reforçou a importância do combate às fakes news em relação ao problemas vividos em unidades escolas mas também pediu por mais segurança.

O parlamentar falou ainda das ações que a Prefeitura de Fortaleza está realizando no bairro Vila União, além da previsão de ações no Parreão I e II. “Nunca se teve no Vila União tanta obra como hoje, graças a gestão municipal nunca se teve tanta obra. Estamos com a requalificação da Escola Haroldo Jorge Braun Vieira um pedido de 2015, com 50% das obras concluída. A manutenção da Areninha um pedido de 2016, e exatamente hoje começou a requalificação”, citou o parlamentar falando ainda das ações em diversas praças do bairro e da construção do Polo de Lazer da Lagoa do Opaia.

Pela liderança da oposição, a vereadora Priscila Costa (PL) também destacou o tema da violência nas escolas, evidenciando o Projeto Escola Segura, apresentado pelo seu mandato na Casa. O programa, segundo ela, prevê a capacitação dos profissionais da educação na prevenção da violência no ambiente escolar. A parlamentar falou sobre um grande número de postagens e criação de perfis falso ameaçando ataques em escolas no dia 20 desse mês e que é preciso que o assunto seja tratado pelo Executivo Municipal.

Já a vereadora Estrela Barros (Rede) utilizou a tribuna para falar da situação do Centro Social Urbano e do Posto de Saúde Governador Virgílio Távora, no Cristo Redentor. A parlamentar cobrou uma atenção da gestão municipal para a unidade, que segundo ela, não tem apresenta condições básicas para atender a população. “O serviço de Enfermagem foi interditado pelo Coren por falta de condições para atender a população. Existe inúmeras famílias que não podem ser atendidas neste posto devido a localização. Sou assistente social e sai daquele lugar muito triste”, disse a vereadora.

Pela liderança do Governo, o vereador Carlos Mesquita (PDT), reforçou o compromisso do prefeito José Sarto a população, entregando diversos equipamentos públicos, dentre eles, postos de saúde, escolas municipais e espaços de lazer. O parlamentar, destacando a saúde, anunciou que na próxima quinta-feira, 13 de abril, data também do aniversário de Fortaleza, será anunciado um pacote de investimentos para a Saúde.

Foto: Mateus Dantas