Parlamentares participam de solenidade de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

31/03/2023 - Rochelle Nogueira

O momento contou com a presença dos vereadores Márcio Martins (PROS), Bruno Mesquita (PL) e Professor Enilson (Cidadania).

Os parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza estiveram presentes na tarde desta sexta-feira, 31, no Paço Municipal, na solenidade de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Os vereadores repercutiram sobre o assunto:

O vereador Márcio Martins (Pros), presidente Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das pessoas autistas na CMFor, evidencia a força de articulação que as causas têm quando conseguem trazer as pessoas que estão fora da bolha. “Eu costumo dizer que fui escolhido por essa causa. Fortaleza se torna a primeira Capital do Nordeste a implementar a CIPTEA oriunda de uma Legislação Federal denominada de Romeu Mion”, comemorou Márcio ressaltando que a carteira é uma conquista para os autistas.

O vereador Bruno Mesquita (PL) também tem a causa como mote de seu mandato. O vereador fala sobre o momento. “O dia de hoje é muito importante. É momento de sensibilidade, por parte do prefeito Sarto, momento importante para Fortaleza, importante para o nosso Estado e a gente sempre cobra políticas públicas que possam inserir mais famílias autistas e assim fazer mais programas que possam beneficiar as famílias dos autistas”, declarou.

Professor Enilson (Cidadania) ressaltou que a bandeira do autismo é muitas vezes desconhecida pela comunidade. O vereador parabeniza a sensibilidade do prefeito Sarto, do vereador Márcio Martins, dos vereadores que fazem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das pessoas autistas, vereador Bruno Mesquita, vereador Eudes Bringel e vereadora Kátia, que trabalha com a primeira infância, que como ele, tem levado informações sobre o assunto. “A carteira do autismo vai significar muito pois acredito que seja uma chave de informações nas comunidades”, declarou Enilson.

Vale ressaltar que com a carteirinha os portadores do transtorno do espectro autista tem todas as informações em mãos, entre elas o nome completo e a data de nascimento com isso eles podem exercer os seus direitos que são garantidos por lei.

O prefeito José Sarto (PDT) conta que a carteira de identificação é um passo para dar prioridade na assistência social, na saúde, e em todas as outras áreas. “A emissão dessa carteira é uma luta dos familiares, das associações, dos vereadores que lideram essa luta e eu tenho o privilégio de estar aqui recebendo a comunidade autista”, declarou.

O gestor municipal ficou feliz por estar como prefeito de Fortaleza, no sentido de colocar para frente mais um avanço nessa luta. “Eles podem contar comigo. A síndrome do Espectro Autista vem sendo muito pautada constantemente e é importante que o poder público possa acompanhar com a rapidez que a ciência evolui. Precisamos ter uma atenção proativa do poder público e é isso que vamos fazer enquanto estiver como prefeito de Fortaleza”, finalizou.

Foto: Evilázio Bezerra.