EPFOR abre inscrições para palestra sobre inclusão de autistas no mercado de trabalho

30/03/2023 - Rochelle Nogueira

A palestra será ministrada on-line via Google Meet das 17h às 19h, dia 3 de abril.

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Fortaleza – EPFOR abriu inscrições para uma palestra intitulada de: Autismo e inclusão no Mercado de Trabalho, uma perspectiva etnográfica. O bate-papo acontece na próxima segunda-feira, 3, via plataforma Google Meet, no formato on-line, e será ministrado pela professora e pesquisadora, Valéria Aydos, que também é doutora e mestra em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As inscrições podem ser realizadas na página da Escola do Parlamento e seguem até o dia da palestra. O evento tem duração de duas horas e fornecerá certificado aos participantes. Os interessados podem realizar a inscrição clicando aqui👇

Vale ressaltar que de acordo com a ONU, cerca de 1% da população mundial sofre algum transtorno do espectro autista. No Brasil estima-se que 1% da população tenha autismo e que 90% desses 1% não esteja diagnosticado (ONUBR, 2016).

Nesse sentindo, a Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento reforça que a questão do mercado de trabalho no autismo, historicamente, ficava a cargo de ONGS, Associações, APAES e órgãos governamentais de assistência e com o surgimento da lei de Inclusão, lei de Cotas (Lei n° 8213/91 de 24/07/1991) e a Lei nº ,12.764, que conferiu o autismo como uma categoria de deficiência, resultou em um grande ganho pois o autismo foi considerado, por lei, como um tipo de deficiência mental e, consequentemente, as pessoas com esse transtorno passou a ser incluído na lei de cotas.

Mini currículo da palestrante

Valéria Aydos é antropóloga, professora e pesquisadora, Doutora e Mestre em Antropologia Social (pela UFRGS) com pesquisas nas áreas de Cidadania, Políticas Públicas e Deficiência sob a perspectiva da inclusão.

Palestra – evento online via Google Meet
Data: 03/04/2023