Operação Semana Santa de vigilância em saúde atua no Mercado dos Peixes

28/03/2023 - Ana Clara Cabral

Prefeitura objetiva a maior segurança na oferta dos pescados, além de prezar pela saúde dos trabalhadores.

O Mercado dos Peixes da Beira-Mar de Fortaleza receberá diversas ações de educação em saúde e capacitação para os trabalhadores que armazenam, manipulam e comercializam pescados na região.

A Operação Semana Santa é uma iniciativa da Prefeitura, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Regional 2, e tem como objetivo garantir a oferta de produtos seguros à saúde durante o momento de aumento de fluxo comercial, além de garantir a própria saúde dos trabalhadores na manipulação dos pescados.

Dia D

O Dia D da Operação acontece na quarta-feira (29/03), com controle de roedores (desratização) da orla e controle de focos de vetores com aplicação de larvicidas em pontos focais, além de ações de educação em saúde e mobilização social do público e áreas adjacentes. Serão 15 profissionais envolvidos na desratização de toda a orla, que possui 3 km de extensão. A rede de hotéis, bares e restaurantes da Beira-Mar também irá realizar desratização dos estabelecimentos através de empresas de controle de pragas, em parceria com o Município.

Além disso, serão ofertados outros serviços em saúde aos trabalhadores do mercado, no período da manhã. Serão disponibilizados testes de ISTs, vacinação, auriculoterapia, atividades culturais de educação em saúde e atividade laboral, além de ações de educação em saúde nas áreas de tabagismo, tuberculose, hipertensão, diabetes, saúde bucal e dermatologia.

Capacitação

Na quinta-feira (30), será realizado um treinamento sobre boas práticas na produção de alimentos e no armazenamento e manipulação de pescado para os permissionários do comércio.

Saúde do trabalhador: A SMS também realizou palestra com profissionais da área de medicina veterinária para os pescadores do entorno da orla sobre redução dos riscos de acidentes, bem como condições gerais de saúde que podem interferir na recuperação dos trabalhadores após acidentes de trabalho.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza

Foto: PMF