Câmara Municipal de Fortaleza recebe estudantes em visita guiada

28/03/2023 - Rochelle Nogueira

Segundo informou o vereador Gabriel Aguiar (PSOL), uma nova turma visitará em breve a Casa Legislativa.

Diante das curiosidades de 14 crianças, o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) apresentou a Câmara Municipal de Fortaleza e as principais atribuições do Legislativo Municipal. A turma foi acolhida pelo parlamentar que teve a tarefa de apresentar cada espaço da Casa.

“Nós estamos recebendo aqui vários estudantes do 4º ano do Colégio Farias Brito. Eles estão conhecendo a Câmara, como funciona, o processo de tramitação aqui na Casa e também aprendendo sobre os três poderes, como funciona a democracia, as discussões no plenário. Está sendo uma experiência muito rica. O que a gente espera é que essa ação aconteça cada vez mais nesse processo de educação dos nossos jovens e crianças aqui na Casa que certamente é um espaço muito rico e que pode oferecer uma experiência única de pedagogia para os mais jovens”, informou o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) que em breve outra turma de alunos virá até a Casa e o espaço está aberto a novas solicitações.

A iniciativa partiu das mães dos estudantes do Colégio Farias Brito, turma do 4º ano do ensino fundamental. Segundo informou Renata Neris, uma das articuladoras do encontro, essa foi a forma encontrada para as crianças aprenderem fora da sala de aula.

“Pensamos nessa visita guiada já que nossos filhos estão estudando em geografia sobre municipalidade e as atribuições dos membros dos poderes. É preciso sair do abstrato para a concretização”, disse Renata.

Quem aproveitou bem o encontro foi a estudante Isabella Martins de 9 anos. Cada pergunta e explicação era motivação para a anotação. Mais de 10 páginas foram escritas nessa visita o que mostrou o quanto a aluna esteve dedicada e atenta as atividades no legislativo.

Fortaleza, CE. 28.03.2023: Alunos do 4º ano do Colégio Farias Brito participam de visita guiada à Câmara Municipal de Fortaleza. O encontro foi realizado pelo vereador Gabriel Aguiar e sua equipe de mandato. (Foto: Mateus Dantas/CMFOR)

“Estou aprendendo o que se passa em uma Câmara Municipal, sobre a criação dos projetos de leis, as funções dos vereadores, as conversas antes da concretização de qualquer lei, sobre os debates que acontecem na Casa. Já as audiências públicas eu aprendi que qualquer pessoa pode participar e fazer sua contribuição junto aos vereadores”, falou Isabella.

Solicitação de audiência pública

Na oportunidade, as crianças se reuniram no centro do plenário para construção de uma proposta de audiência pública que deve tratar sobre a temática das mudanças climáticas e assim ser inserida nas escolas de Fortaleza.

Cada um citou efeitos decorrentes da mudança climática, como a morte de animais, poluição do mar e dos rios, fortes chuvas ocasionando transtornos como alagamentos, desabamentos e deslizamentos de terra, derretimento de geleiras, dentre outros, e serviu como motivação para que o debate chegue aos colégios da cidade. Os estudantes deram entrada no requerimento no setor de protocolo e seguiram à coordenadoria do legislativo para início da tramitação.

“Eu acho que a gente deve saber o que está acontecendo no mundo, como por exemplo, o descongelamento das geleiras, as fortes chuvas, os desmoronamentos”, finalizou Isabella.

Galeria de fotos:

Arrasta pro lado para ver todas as fotos 👉

Fotos: Mateus Dantas.