Fortaleza antecipa vacinação contra a Influenza para crianças a partir de segunda-feira (27)

24/03/2023 - Ana Clara Cabral

Início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para os demais públicos está prevista para 10 de abril

Vacina - Foto: JL Rosa

Começa na segunda-feira (27) a vacinação contra a Influenza para crianças de seis meses até seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) de idade. A imunização acontecerá em todos os postos de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre nos postos Luís Franklin, no bairro Coaçu, e Irmã Hercília, no São João do Tauape, das 8h às 16h30.

Clique aqui para conferir o endereço dos postos de saúde

As crianças seriam contempladas somente no início da campanha nacional, juntamente com os demais públicos-alvo, previsto para o período de 10 de abril a 31 de maio deste ano. Porém, com a orientação do Governo Estadual, devido ao aumento de casos de gripe decorrente da sazonalidade das chuvas, a aplicação do imunobiológico no público infantil foi antecipada. Os demais grupos prioritários serão atendidos a partir do dia 10 de abril.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que foram registrados 27.219 atendimentos por síndrome gripal de janeiro a março (13/03) deste ano, nos 117 postos de saúde da capital. Até o dia 15 de março, às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) acolheram 64 pessoas maiores de 18 anos e 39 crianças nas seis unidades municipais com sintomas de síndrome gripal aguda grave.

Influenza

A vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal.

Público-alvo da campanha de vacinação 2023

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Idosos a partir de 60 anos
  • Povos indígenas
  • Professores
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso Trabalhadores portuários
  • Forças de segurança e salvamento
  • Forças armadas
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade
  • População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade
  • Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
  • Pessoas com comorbidades (exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica, etc.)
  • Trabalhadores da saúde (carteirinha do conselho, contracheque ou declaração do serviço de saúde em Fortaleza)
  • Gestantes e puérperas (cartão da gestante ou exame de gravidez)
  • Vacinação domiciliar

O público restrito ao leito receberá a vacinação de forma residencial. Caso o usuário não esteja inserido no sistema do posto de saúde, é necessário que o familiar ou responsável se dirija a sua unidade de referência para notificar a necessidade da aplicação domiciliar ou ligue para o 156 para informar.

Documentação necessária

Para ter direito à imunização, todos os grupos deverão apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, além de comprovação que demonstre pertencer ao grupo prioritário.

Foto: JL Rosa