Comissão aprova projeto que amplia o número de semáforos inteligentes na Capital

23/03/2023 - Anna Regadas

O objetivo é reduzir os congestionamentos nas vias públicas e o número de acidentes de trânsito.

Pautando o conceito de Cidade Inteligente, a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 23, aprovou o projeto de indicação nº 530/2022, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), que garante a ampliação dos semáforos inteligentes na Capital, por meio da criação do programa “Onda Verde”.

A proposição tem como objetivo reduzir os níveis de congestionamento na vias públicas do Município de Fortaleza, possibilitando maior fluidez no tráfego; reduzir o número de acidentes de trânsito; modernizar a rede semafórica e garantir o acompanhamento efetivo do tráfego, possibilitando a detecção de falhas e a efetiva e imediata prestação dos serviços de manutenção necessários.

O autor do projeto pontua que a rede semafórica de Fortaleza é composta por cerca de 1062 equipamentos, dos quais 468 (44%) são modelos convencionais e outros 594 (56%) são semáforos inteligentes controlados em tempo real e otimizados por laços detectores de fluxo instalados no asfalto, possibilitando entre outras coisas, o melhor controle do fluxo veicular, bem como a comunicação direta com a Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito.

O parlamentar estabelece o prazo de dois anos, para a Prefeitura realizar a completa substituição da rede semafórica, atingindo o índice de 100% de semáforos inteligentes.

Trâmite – O projeto segue para o Plenário, para ser apreciado pelos vereadores. Sendo aprovado, a matéria é encaminhada ao Executivo para dar ciência. Por se tratar de um Indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) envie mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada de fato.

A Comissão deliberou sobre os 17 projetos em pauta, sendo todos aprovados (1 projeto de lei, 12 projetos de indicação e 4 requerimentos).

Foto: Érika Fonseca