Câmara Municipal realiza Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Universidade de Fortaleza

22/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Fundada em 1973, a Unifor tem mais de 40 anos de tradição e é considerada uma das melhores universidades do país.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quarta-feira (22/03), em homenagem aos 50 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor). A solenidade foi proposta pelo vereador Danilo Lopes (Avante), através do requerimento 1417/2023, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo 1º Vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Paulo Martins, em nome do presidente do Poder Legislativo Municipal, Gardel Rolim (PDT).

Em sua saudação aos homenageados e aos presentes, o vereador Danilo Lopes disse que ao ser empossado na Câmara se propôs a fazer homenagens somente às pessoas e locais que tinha a ver com sua vida. “A Unifor é uma fábrica de sonhos. Ela faz com que as pessoas vislumbrem o resto de suas vidas. Isso ocorre pelas atitudes e pelas ideias que elas têm. A história do Edson Queiroz, fundador da instituição, mostra o porque dessa vocação da Unifor. Aos 18 anos o rapaz Edson Queiroz percebeu que só os navios de grande porte brasileiros eram afundados pelo submarinos alemães na segunda guerra e disse ao pai que por esse motivo o Estado estava sem açúcar e propôs trazer o produto de Pernambuco. O pai aceitou e passou a ser o rei do açúcar do Ceará. Ele viu a oportunidade”, disse.

“Depois construiu o abrigo central, em meados dos anos 60, um pequeno shopping com 50 lojas, lá as pessoas falavam de politica, futebol e da vida dos outros. Depois investiu no gás e na venda de fogões. Pensa-se que foi fácil, mas foi a parte mais difícil da vida dele e levou tempo e paciência. Hoje, infelizmente vivemos numa sociedade imediatista e como professores vemos isso com tristeza e orientamos que a vida não é assim, a base de Tik Tok. Depois veio a Esmaltec e a Unifor. A Fundação Edson Queiroz é de 1971. Mas com tudo construído, o governo não liberava o seu funcionamento. Então dois anos depois, em 21 de março 1973, houve a aula inauguração e ela iniciou com os 9 cursos, hoje aqui representados,” frisou

“Muitos cursos foram encerrados e outros criados ao longo dos anos. Eu estou aqui devido a uma sequência de sonhos realizados pela Universidade de Fortaleza em minha vida. Me formei em Odontologia em 1985. Mas queria mesmo era Educação Física. Depois de 15 anos me formei em Educação Física. Já tinha mestrado em Odontologia e era professor do curso. Depois fui professor de Educação Física também. Na realização de sonhos com a ajuda de egressos na Unifor, me motivei a entrar na política. Com eles temos o projeto Longevidade e consegui estar hoje aqui nessa tribuna. O sonho foi conquistado pela docência. Eu estou muito feliz em comemorar com vocês os 50 anos dessa instituição. Obrigado a todos pela presença,” concluiu.

Em nome da Unifor falou o reitor Randal Pompeu, “praticamente a Universidade toda está aqui representada. Diante dessa homenagem eu ressalto a coragem e o espírito empreendedor do industrial Edson Queiroz, sempre ao lado da sua esposa Yolanda Queiroz. Quero dizer que realmente foi um trabalho de empreendedor que ele fez ao criar a Unifor em 1973. Num momento muito grande de escassez de mão de obra, a Unifor veio para preencher essa lacuna. A Unifor sempre teve o compromisso de reverter em benefícios para a sociedade o que é produzido em seu campus, vejam os projetos sociais em seu entorno”, pontuou.

“A Unifor é considerada a melhor universidade particular do Norte-Nordeste, segundo ranking internacional, o que muito nos orgulha. Isso é devido ao compromisso dos professores, servidores. da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, dos curadores da Fundação, sempre acompanhando e aprovado nossas decisões. Destaco a atuação profícua, em ampliar coleções em diversas áreas da sociedade, dando um impacto positivo na formação do capital social e humana. Agradeço ao professor vereador Danilo Lopes, em nome de todos que fazem a Universidade de Fortaleza. O professor Danilo é muito querido, ele prezou pela ciência desenvolvendo a comissão interna de pesquisa do curso de Educação Física, e fico feliz que termos um legítimo representante no Poder Legislativo, que atua em defesa da educação. Juntos construiremos os próximos 50 anos, sempre educando e aprendendo. Muito obrigado!” destacou.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite. Receberam certificados o magnífico Reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu; o Curso de Administração, representado pelo Prof. Josimar Souza Costa; o Curso de Ciências Contábeis, representado pela Profª. Alexandra Alencar Siebra; Curso de Ciências Econômicas, representado pelo Prof. Allisson David de Oliveira Martins; Curso de Enfermagem, representado pela Profª. Kiarelle Penaforte; Curso de Educação Física, representado pela Profª. Diane Nocrato Esmeraldo Rebouças; Curso de Engenharia Civil, representado pela Profª Débora Carla Barboza de Sousa; Curso de Engenharia Elétrica, representado pelo Prof. Bruno Ricardo de Almeida; Curso de Engenharia Mecânica, representado pela Profª. Julietty Barreto Maia de Moraes; Curso de Fisioterapia, representado por Prof. Rômulo de Sousa Porto.

Para agradecer pela homenagem falou professor Jackson Sávio, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas a Universidade de Fortaleza: “Desde sua fundação a Unifor tem sido referência em educação superior, oferecendo uma gama de cursos com infraestrutura moderna, com corpo docente altamente qualificado, tem procurado oferecer uma experiência exitosa aos cursandos, fruto de seus idealizadores Edson e Yolanda Queiroz”, frisou.

Disse que a instiotuição tem papel fundamental no desenvolvimento social e econômico da região, e tem mitigado a mão de obra qualificada e a equidade social. “Creio que todos aqui têm histórias incríveis para contar. É um ambiente motivador e inspirador. Tenho 41 anos de Unifor. É motivador fazer parte de uma instituição em constante evolução. Em nome de todos homenageados, os que passaram e ainda vão passar pelos seus corredores, obrigado Unifor pelos 50 anos de ensinamentos. Vida-longa a Universidade de Fortaleza”, salientou.

A Mesa Solene foi composta pelo 1° vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Paulo Martins; o propositor desta Sessão Solene, vereador Danilo Lopes; o magnífico Reitor da Universidade de Fortaleza, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu; diretor do Centro de Ciências Tecnológicas, professor Jackson Sávio; coordenadora da Escola do Parlamento da CMFor, Ticiana Mota e pelo Secretário-Executivo da Regional 7, Benigno Júnior.

Unifor

A Universidade de Fortaleza, conhecida popularmente como Unifor, é uma instituição de ensino superior privada situada na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceara, no Nordeste brasileiro. Fundada em 1973, a Unifor tem mais de 40 anos de tradição e é considerada uma das melhores universidades do país.

Atualmente, a Universidade de Fortaleza possui cerca de 40 cursos de graduação. A Instituição tem aproximadamente 300 salas de aula e 400 laboratórios especializados, com mais de 1.100 professores, sendo 80% mestres e doutores. Já graduou aproximadamente 100 mil alunos e diplomou outros 7 mil pós-graduados. Desde 2012, a instituição está em primeiro lugar no ranking das melhores universidades privadas do Norte e Nordeste do Brasil.

Fotos: André Lima