Vereador repercute filiação ao PL no Grande Expediente desta terça-feira, 21

21/03/2023 - Rochelle Nogueira

Os vereadores usam o tempo de 10 minutos para trazer os assuntos relevantes aos fortalezenses

Durante o Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (21), os vereadores trouxeram várias temáticas para o centro do debate. O vereador Bruno Mesquita (PL), anunciou no grande expediente sua filiação ao Partido Liberal (PL). O parlamentar agradeceu o PROS pela trajetória no partido que o elegeu vereador de Fortaleza.

“Ontem foi minha filiação ao PL na presença do prefeito Acilon Gonçalves e do deputado Júnior Mano, maior revelação da política cearense. Tive alegria de ser recebido pela vereadora Priscila Costa, Pedro Matos, Ana Aracapé e Inspetor Alberto. A gente vem pro PL com o compromisso de renovar as prefeituras que nós temos, como Eusébio, Aquiraz, Beberibe, Fortim, Nova Russas e nós temos um projeto audacioso de lançar a candidatura de Júnior Mano a prefeito de Maracanaú, o objetivo do nosso partido”, enfatizou.

O vereador Carlos Mesquita (PDT) iniciou seu pronunciamento parabenizando o amigo Luiz Gastão, deputado federal, que ontem teve seu nome confirmado na Comissão de Desenvolvimento Econômico na Câmara Federal. “Que seja crescente sua estada em Brasília nos representando na Câmara Federal”, disse.

O vereador aproveitou a oportunidade para citar ações realizadas pelo prefeito José Sarto (PDT) que trazem melhorias a cidade de Fortaleza, como a reinauguração da Escola Santa Teresa no Pirambu, em 2 meses foram entregues 16 equipamentos de saúde que tem a intenção de realizar a entrega de 100 equipamentos até o final do ano, a disponibilização de 485 novos cargos públicos para Guarda Municipal de Fortaleza. “Hoje pela manhã estive com o prefeito Sarto no Parque Rachel de Queiroz para o plantio de 1000 árvores deixando aquele ambiente mais saudável. Finalizo parabenizando a equipe de Sarto que todo dia tem um evento, uma inauguração, e nós esperamos que até o final do ano tenhamos uma Fortaleza bem melhor”, finalizou o vereador.

A vereadora Adriana do Nossa Cara (Psol), repercutiu sobre o dia 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Discriminação Racial e também Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e nações do candomblé sancionada em 6 de janeiro. “Hoje é uma celebração da memória da cultura da população negra no mundo inteiro e aqui na capital”, contou Adriana.

Dando sequência aos oradores, a vereadora Ana Paula (PDT) alertou sobre a política de atendimentos realizados nas unidades de saúde no horário de 7h às 19h, que, segundo ela, é excelente para a prestação de serviço à população, mas, que, no entanto, a demanda recarrega os profissionais de enfermagem que deixam de atender políticas básicas do programa de saúde da família.

“O acolhimento foi instituído na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio quando implantou o horário de 7h às 19h. E como era que acontecia os atendimentos dos programas de saúde da família anteriormente a esse modelo? Os programas eram estabelecidos dentro de prioridades de escalas para o acompanhamento de hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose, câncer do colo do útero, por exemplo, e isso se dava em uma escala com foco na territorialização. Estabelecer esse horário é uma política importante para a comunidade, mas é preciso observar o quantitativo de profissionais para não descobrir uma ação para cobrir outra”, alertou a vereadora .