Dia Internacional da Síndrome de Down: vereadores ressaltam importância de políticas públicas de inclusão

21/03/2023 - Ana Clara Cabral

Confira este e outros assuntos destacados na sessão ordinária.

Durante o Pequeno Expediente da sessão plenária desta terça-feira (21), vereadores destacaram a importância do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado hoje. Bruno Mesquita (PL) pediu à Prefeitura empenho em políticas públicas voltadas para essa parcela da sociedade.

Ele aproveitou para parabenizar as famílias que vivem a causa: “sei que a luta é muito difícil, o preconceito é muito grande, contem com o mandato do vereador Bruno Mesquita. O parlamentar Ronivaldo Maia se juntou ao pronunciamento: “é um dia para reforçar a importância do respeito à diversidade e da inclusão social do segmento. Precisamos avançar na garantia do direito dessas pessoas para assegurar-lhes uma vida digna e com plenitude”.

Comissão de Saúde

O presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da Câmara Municipal, vereador Raimundo Filho (PDT), foi à tribuna para comunicar sobre a visita técnica feita pelo colegiado às emergências do Hospital Albert Sabin e Hospital da Criança do bairro Jóquei Clube, juntamente com o Ministério Público, Secretaria de Saúde do Município e do Ceará, além do Conselho Municipal de Saúde e diretoria das unidades de saúde em questão.

Segundo o parlamentar: “todos no mesmo objetivo de melhorar o atendimento às crianças de Fortaleza. Nós pudemos conhecer de perto o problema dos hospitais e vimos o interesse e a boa vontade dos profissionais de saúde em tentar resolver o atendimento às crianças. Com certeza vamos encontrar uma resposta positiva”.

Dr. Vicente (PT), membro da Comissão, acrescentou que é preciso investir também na rede de atenção primária, os postos de saúde: “pessoas acabam procurando os hospitais de alta complexidade para casos de virose, por exemplo”. E concluiu: “peço ao prefeito Sarto e ao secretário de Saúde João Borges que lutem para melhorar as emergências da cidade”.

Novos cargos para a Guarda Municipal

O vereador Prof. Enilson (Cidadania) repercutiu a sanção da Lei que cria novos cargos para a Guarda Municipal, que aconteceu na última segunda-feira (20). Recentemente aprovada na Câmara Municipal, o projeto de Lei Complementar nº 55/2022 cria 485 cargos para o efetivo do quadro de servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e promove 109 agentes como subinspetores da corporação.

“Acredito que nos próximos 30 dias saia o edital para o novo concurso. Informo aos concurseiros de plantão que intensifiquem os estudos para que possam pertencer à Guarda Municipal. Parabenizo Sarto por essa agilidade na promessa de campanha, também uma luta do nosso mandato”, disse.

Escola Municipal Santa Tereza é requalificada

O vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Didi Mangueira (PDT), ressaltou a entrega de mais uma escola requalificada em Fortaleza. Na última segunda-feira (20), foi o caso da Escola Municipal Santa Tereza, localizada no bairro Cristo Redentor. A reforma do equipamento está inclusa no grande pacote de requalificação do parque escolar de Fortaleza, que beneficiará 200 unidades até 2024.

“Costumo dizer para o Sarto o quanto ele está sendo um prefeito diferente. Visita 2 a 3 comunidades por dia e está sendo bem recebido. Ontem, quando entramos na sala de aula, as crianças de 7 ou 8 anos entregaram cartas de agradecimento ao prefeito”, lembrou o vereador.

Reajuste para servidores estaduais

Paulo Martins (PDT) cobrou do governador Elmano de Freitas (PT) celeridade para o reajuste dos servidores do estado: “a gasolina já aumentou, a mensalidade já sofreu majoração, a alimentação também, e o reajuste nada. As contas estão chegando para a população e os salários continuam o mesmo”, declarou.

Redução de juros de empréstimos consignados para aposentados

O vereador Lúcio Bruno (PDT) destacou a aprovação da redução da taxa de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS de 2,14% para 1,70% ao mês. Mas de acordo com ele, está marcada uma nova reunião do Conselho Nacional da Previdência com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para negociar o aumento dos juros.

“Os bancos públicos que estão para servir a população aderiram ao cartel dos bancos do país que são trilionários. O governo está trabalhando errado, na contramão. Não devemos dar dinheiro para banco, e sim ajudar os aposentados que já deram a vida inteira por esse país e agora estão sendo prejudicados”, pontuou.

Associação Beija-Flor

Jorge Pinheiro (PDSB) parabenizou a Associação Beija-Flor pela aprovação da habilitação de credenciamento no Sistema Único de Saúde. Ainda há outros procedimentos restantes para que de fato comece a receber as consultas pela rede SUS. A instituição tem um trabalho reconhecido de apoio e atendimento gratuito para crianças e adultos com fissura labiopalatina e malformações faciais.

Atendimento às pessoas transexuais

A vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) solicitou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Gardel Rolim (PDT), uma reunião junto à Defensoria Pública do Ceará para acompanhamento acerca do atendimento às pessoas transexuais na Central da Cidadania.

Ela informou: “se a pessoa já traz seu documento retificado, é a partir dele que se dará todo o atendimento em qualquer equipamento público. A pessoa não pode ser chamada pelo nome morto, já que está com o documento oficial que comprova legalmente a sua retificação.

Foto: JL Rosa