Comissão aprova Indicativo que propõe a disciplina de Empreendedorismo nas escolas da rede municipal

21/03/2023 - Anna Regadas

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 21, a Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou o projeto de indicação nº 0099/21, de iniciativa do vereador Pedro Matos (PL). O projeto dispõe sobre a inserção da disciplina de Empreendedorismo na grade curricular das Escolas da Rede Municipal de Ensino do Município.

A matéria foi apensada ao projeto de indicação nº 824/2021, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), por terem teor parecidos. O projeto em questão institui o Programa Empreendedor Mirim nas Escolas Municipais de Tempo Integral, em parceria com o Sebrae.

Trâmite- O projeto deverá ser encaminhado ao plenário, onde deve ser apreciado pelos vereadores. Sendo aprovado, a matéria é encaminhada ao Executivo para dar ciência. Por se tratar de um Indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) envie mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada de fato.

A disciplina de Empreendedorismo fará parte da matriz curricular suplementar do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo principal a promoção da aprendizagem orgânica, com metodologias ativas e assimilação de conteúdo voltada à educação empreendedora articulada ao conceito de educação integral de modo a:

• Desenvolver nos alunos habilidades e competências que contribuam para o fortalecimento do seu protagonismo pessoal e para o aprimoramento do seu capital humano;
  • Oferecer um ambiente pedagógico, de matriz transdisciplinar, que favoreça a formação de alunos autônomos, criativos, inovadores e resilientes;
  • Estimular o trabalho em colaboração e a resolução de problemas que tragam, com os recursos disponíveis, benefícios sociais, tornando as crianças e adolescentes futuros agentes de desenvolvimento para a sua família, sua comunidade e para a sociedade em geral;

Durante a reunião da Comissão, o colegiado aprovou ao todo 11 projetos, entre Indicativos, projeto de lei e requerimentos. Dentre eles também destacam-se o projeto de indicação que disciplina o exercício profissional do Influenciador Digital.

Para conferir todos os projetos apreciados pela Comissão acesse a pauta aqui.

Foto: JL Rosa