Vereadores destacam pacote de investimentos na educação de Fortaleza

14/03/2023 - Anna Regadas

Justiça por Marielle, problemas no transporte coletivo de Fortaleza e casos de violências contra crianças e adolescentes também foram temas do Pequeno Expediente.

O pacote de investimentos para a educação de Fortaleza, anunciado pelo prefeito José Sarto (PDT) foi repercutido pelos vereadores no Pequeno Expediente desta terça-feira, 14. Os recursos no valor de R$ 358.560.882,54, serão aplicados na construção de novas Escolas de Tempo Integral e Parcial, Escolas Areninha e novos Centros de Educação Infantil.

De acordo com o Professor Enilson (Cidadania), a iniciativa coloca a cidade de Fortaleza em primeiro lugar no ranking, sendo a capital do país que possui maior investimento na área de educação. “Serão construídas 72 unidades educacionais de tempo integral entre creches, escolas de tempo integral, escolas areninha. Hoje somos a primeira capital do Brasil com maior investimento em educação e isso mostra a responsabilidade e compromisso do prefeito em proporcionar uma educação de qualidade aos fortalezenses”, destacou.

Luciano Girão (Progressistas) apontou que hoje, 90% dos estudantes do 6º ao 9º ano, estão matriculados na modalidade em tempo integral e que até o final da gestão, a expectativa é chegar a 100%. O parlamentar afirmou que os investimentos vão manter a cidade em destaque na área. “Fortaleza se manterá com a melhor educação do país e com esse investimento será muito difícil outra capital brasileira atingir essa marca”, afirmou. O vereador também agradeceu ao prefeito, destacando que os investimentos contemplam dois projetos de sua autoria, garantindo a construção de um Centro de Educação Infantil na Sapiranga e uma Escola Areninha no Edson Queiroz.

O vereador Raimundo Filho (PDT) também agradeceu o gestor, pois a iniciativa prevê a construção de uma Escola em Tempo Integral, de uma Escola Areninha, além de um Centro de Educação Infantil no Pici. “É uma grande conquista para todos os moradores e venho aqui hoje fazer o agradecimento ao prefeito Sarto pois são várias obras da educação que serão entregues ao Planalto do Pici”, disse.

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) registrou que hoje completa 5 anos do feminicídio político da vereadora Marielle Franco e cobrou justiça. “Foi uma das vereadoras mais bem votadas do Rio de Janeiro, minha colega de partido e que infelizmente teve sua trajetória interrompida. Até hoje não temos respostas para as nossas perguntas. Quem mandou matar Marielle? É importantíssimo que o Estado brasileiro assuma o compromisso de dizer quem mandou matar Marielle para que outras mulheres negras eleitas não tenham suas vidas interrompidas e para que os mandantes e assassinos não sintam-se autorizados a matar mais mulheres que ousam entrar na política”, defendeu.

A Professora Adriana Almeida (PT) também se manifestou sobre o assunto. “É inadmissível que um país como o nosso democrático em que a gente tenta fazer com que a representação feminina cresça, nós temos a figura de Marielle covardemente assassinada e ainda sem respostas”, afirmou.

A vereadora ainda utilizou seu tempo para apontar problemas no transporte coletivo de Fortaleza, citando a questão das catracas que foram instaladas e que tem sido motivo de reclamação pela população. O tema também foi repercutido pelo vereador Gabriel Aguiar (PSOL), que relatou as dificuldades enfrentadas pelos passageiros.

“A altura da catraca subiu muito, instalaram um anexo em cima dela e isso impede a passagem de pessoas que tenham mais peso, ou que estejam levando compras, com mochilas. No momento em que os ônibus ficam mais lotados isso trava o fluxo de pessoas, inclusive já teve acidente”, afirmou o parlamentar. Em reunião com o Sindiônibus, o vereador informou que o presidente Dimas defende a medida como necessária para impedir a evasão na receita devido às pessoas que pulavam as catracas e não pagavam a passagem. O parlamentar afirmou que se a população está insatisfeita é preciso buscar outros meios para resolver esse problema.

Já o vereador Iraguassú Filho (PDT), repercutiu e manifestou repúdio aos casos de violência no país contra as crianças e adolescentes. O parlamentar reafirmou o compromisso com as políticas públicas na Capital em defesa desse público. “A gente precisa combater isso diuturnamente para que casos como esses não aconteçam mais”, defendeu.

O vereador Pedro Matos (PL) destacou o envio de requerimento à Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv) a fim de solucionar problemas na Arena Castelão. Dentre eles, apontou a falta de internet, que tem prejudicado o trabalho da imprensa e afetado os torcedores, a situação do gramado e o telão, que está sem funcionar e impede a visualização do placar nos jogos. “Fizemos um requerimento para que a secretaria faça os devidos reparos. São três cobranças que apresentamos e até que seja definitivo essas mudanças na Arena estaremos aqui cobrando”, disse.

Foto: Érika Fonseca