Confira os destaques do Grande Expediente de hoje

09/03/2023 - Rochelle Nogueira

Os vereadores têm o tempo de até 10 minutos para discutir as pautas relevantes para os fortalezenses.

Unidades de Conservação

O vereador Gabriel Aguiar (Psol) trouxe ao plenário suas observações a respeito das Unidades de Conservação e Áreas Protegidas de Fortaleza. Gabriel atentou que as áreas são legalmente criadas pela Câmara Municipal de Fortaleza e Prefeitura de Fortaleza em suas diversas gestões.

“Nós temos hoje várias Unidades de Conservação como a Apa da Sabiaguaba, onde já tive a satisfação de visitar com a vereadora Cláudia Gomes, o Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba, área de relevante interesse ecológico na proximidade dos correios, Dunas do Cocó, Lagoa da Maraponga e outras. O meio ambiente é um bem de uso comum do povo e as Unidades de Conservação são criadas para proteger esse bem da população”, evidencia o vereador ressaltando que para colocar em prática a preservação desses espaços, é preciso colocar o Plano de Manejo e o Conselho Gestor, mas que na APA da Maraponga e da Matinha do Pici não tem.

Dia Internacional da Mulher

O vereador Iraguassu Filho (PDT) repercutiu no grande expediente a respeito da solenidade realizada na noite da quarta-feira, 8, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“Foi um momento de muita emoção, de homenagens justíssimas, com plenário lotado e a galeria cheia. As vereadoras realizaram um momento de reflexão e deram destaque a violência contra a mulher que ainda é uma triste realidade na sociedade brasileira. São duas mortes por dia por feminicídio, os casos de denúncias com boletins de ocorrência e medidas protetivas mais que triplicaram na Delegacia da Mulher entre os anos de 2021 e 2022, O que é muito preocupante. Imagine quando não existia a Delegacia da Mulher, a Lei Maria da Penha, a gente precisa ter o respeito acima de tudo. A mesa Diretora e as vereadoras dessa Casa estão de parabéns”, disse.

Messejana

O vereador José Freire (PSD) agradeceu o prefeito que muito tem feito pelas comunidades. Segundo ele, a cidade se transformou em um canteiro de obras iniciando na Beira Mar se estendendo até o Ancuri, Palmeiras. O vereador citou que a Messejana vem recebendo intervenções por parte da gestão municipal. “A Messejana é um bairro que me orgulho de morar e que está sendo muito bem servida com obras, a limpeza das lagoas, intervenção calçadas”. José Freire também cobrou fiscalização das autoridades a prestadora Cagece que vem interditando bairros, como no Santa Fé, abrindo buracos nas ruas sem realizar o conserto.

Drogas

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) uso a tribuna para manifestar repúdio ao Governo do Partido dos Trabalhadores (PT) diante da fala do Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. “Ele afirmou que a descriminalização das drogas poderia reduzir a população carcerária do Brasil e usou esse argumento pífio. As drogas matam e acabam com as famílias. Sempre recebo pedido de pessoas atrás de vagas nas comunidades terapêuticas para um familiar e hoje por que as pessoas não tem condições de arcar com o pagamento”, frisou.

Transporte

O vereador Julierme Sena fez seu discurso alertando a gestão municipal para o aumento da passagem de ônibus em Fortaleza. Segundo ele, essa era uma promessa de campanha que não está sendo cumprida. ” Essa ação não recebe a aprovação do povo de Fortaleza. Entrou o ano com a cobrança da taxa do lixo e agora a passagem do ônibus tem aumento de 15% passando de R$3,90 para R$ 4,50. De repente o fortalezense é presenteado com o maior aumento da história”, concluiu.

Fotos: Érika Fonseca.