Comissão aprova audiência pública sobre a criação da unidade de conservação na Mata do Miriú

02/03/2023 - Ana Clara Cabral

Local abriga dezenas de espécies da fauna e flora, de fundamental importância para todo o ecossistema.

A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente aprovou, na manhã desta quinta-feira (2), o requerimento nº 6847/2022, de autoria do vereador Gabriel Aguiar (Psol), para a realização de uma audiência pública que vai debater a criação de uma unidade de conservação no local denominado Refúgio da Vida Silvestre, nas Dunas da Mata do Miriú, Sabiaguaba (proposta no projeto de lei ordinária nº 275/2021).

Após a aprovação, o vereador Gabriel Aguiar (Psol) justificou a importância de debater o assunto: “o projeto pretende criar uma unidade de conservação para proteger uma das áreas mais preservadas do Município de Fortaleza, conhecida como Dunas da Mata do Miriú, que abriga dezenas de espécies importantíssimas tanto para a fauna como para a flora e prestam uma infinidade de funções ecológicas de fundamental importância para todo o ecossistema”.

Na proposta, ele destaca que a criação de unidades de conservação vai ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável ao qual o Município de Fortaleza se alinha através do programa de planejamento Fortaleza 2040.

“A região da Mata do Miriú, ademais de possuir diversas espécies endêmicas, inclusive ameaçadas de extinção, possui ainda sítios arqueológicos reconhecidos pelo IPHAN, além de proporcionar serviços ambientais extremamente importantes, como o fluxo e a qualidade da água doce da região, bem como servir como corredor para a flora e fauna local”, concluiu.

A Comissão de Meio Ambiente também aprovou o requerimento nº 6512/2022, do mesmo vereador, para a realização de audiência pública que discutirá o projeto Aldeia da Praia, no Titanzinho, da Prefeitura Municipal, possibilitando a elaboração de um projeto participativo que possa melhor atender a comunidade.

Na mesma reunião, os vereadores membros da comissão técnica apreciaram outros 25 projetos em pauta, sendo 23 aprovados e 2 com pedido de vista: o PLO nº 281/2021, do Ver. Eudes Bringel (PSD); e o PLO 004/21, do Ver. Ronaldo Martins (Republicanos).

Estiveram presentes os parlamentares Márcio Martins (Pros), Gabriel Aguiar (Psol), Stelio Frota (PDT), Didi Maravilha (PMB), Tia Francisca (PL) e Ronivaldo.

Foto: Érika Fonseca