Acréscimo de R$ 150 no Bolsa Família começa a ser pago em março

03/02/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

A concessão de benefícios é feita com base nas informações do Cadastro Único.

O acréscimo de R$ 150 no Bolsa Família por família com crianças de até seis anos começa a ser pago em março. O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social está atualizando o Cadastro Único com o objetivo de ter mais segurança e eficiência nas políticas sociais. O Cadastro Único é o instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, público-alvo das políticas sociais. Atualmente há 40,7 milhões de famílias inscritas.

Segundo o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, a atualização do cadastro vai permitir com segurança o desligamento de quem recebe o Bolsa Família sem preencher os requisitos, pessoas que foram induzidas ao cadastramento pelo governo anterior. Além de atualizar e confirmar os dados de quem está no Cadastro Único, os profissionais de assistência social nos municípios realizarão a busca ativa para encontrar pessoas que não usufruem de determinados benefícios, mesmo sendo elegíveis aos programas.

Para receber o benefício, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único e ter renda mensal de entre R$ 105,01 e R$ 210,00 por pessoa. Além disso, todos os integrantes de 6 a 15 anos, as gestantes e as nutrizes devem cumprir as condicionalidades. A concessão de benefícios é feita com base nas informações do Cadastro Único.

Quem tem direito?

Famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Quais condicionantes?

Atualizar os dados do Cadastro Único, seja no aplicativo ou presencialmente;

Manter a frequência escolar das crianças;

Atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes;

Ficar atento aos limites de renda de até R$ 210 por pessoa da família no mês;

Movimentar a conta do Caixa Tem.

Foto: MDAS