Concurso público, situação dos Yanomami e eleição no Senado são destaques no Pequeno Expediente

02/02/2023 - Ana Clara Cabral

Os vereadores se pronunciaram no tempo de 3 minutos cada.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (2), os vereadores se pronunciaram durante o Pequeno Expediente. A vereadora Cláudia Gomes (PSDB) pediu que a Prefeitura chame os profissionais que estão no cadastro de reserva do concurso de 2018 e 2020 para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, radiologistas e nutricionistas.

“Nós sabemos que o IJF precisa desses profissionais. Conversamos com o novo superintendente, Dr Daniel, que está super disponível para todos. Essa necessidade é do Hospital e acredito que o prefeito Sarto tem essa visão e nós vamos conseguir que esses profissionais atuem na Saúde do Município”, disse Cláudia Gomes.

O vereador Michel Lins (Cidadania) reforçou a demanda na tribuna: “no momento em que a saúde mental é um dos principais pautas da nossa cidade, é importante que a Prefeitura, que irá chamar para o concurso mais profissionais, aumente o número de terapeutas ocupacionais”.

O vereador Professor Enilson (Cidadania) aproveitou a ocasião para destacar o PLC nº 55/2022, do Executivo, que começou a tramitar hoje na Casa. Segundo ele, a proposta trata da criação de mil novas vagas para a Guarda Municipal, além da promoção de quase 110 profissionais da categoria. “No momento que for aprovado, será lançado um edital para o novo concurso”, disse o vereador que também pediu celeridade na tramitação da matéria.

Situação dos Yanomami

Júlio Brizzi (PDT) usou o pequeno expediente para ressaltar o pedido de moção de aplauso que protocolou na Câmara Municipal hoje, em favor da CUFA (Central Única das Favelas), pelo trabalho que vem fazendo no momento difícil em relação aos indígenas Yanomami, em Roraima.

“O presidente Lula visitou e presenciou situações desumanas de desnutrição, doenças de um povo sem o devido acompanhamento dos órgãos federais nos últimos anos. Ele determinou que os órgãos dessem a atenção necessária e a CUFA, organização não governamental, se organizou para arrecadar alimentos para levar até os yanomami”, explicou.

Ações do Governo do Ceará

Ronivaldo Maia colocou em evidência as principais ações que o governador Elmano de Freitas (PT) realizou à frente do Governo do Ceará ainda no primeiro mês. Entre elas: o grupo de trabalho para o combate à fome, a posse de 800 professores para a rede estadual, o pagamento da primeira parcela dos precatórios da Educação do Ceará, além do Cartão Mais Infância para as famílias em situação de vulnerabilidade. “Parabéns, governador Elmano, por essa certeza do que será seu governo”, concluiu.

Eleição à Presidência do Senado

O vereador Bruno Mesquita (PROS) usou a tribuna para criticar a postura do senador Eduardo Girão, que desistiu de última hora de concorrer à Presidência do Senado, na última quarta-feira (1º). Dividindo a mesma opinião, Didi Mangueira (PDT), destacou a fala do colega parlamentar: “O que vc faz é uma avaliação de um mandato de 8 anos do senador que envergonha a cada momento, está deixando muito a desejar”.

Foto: Érika Fonseca