Colégio de Líderes discute projetos e define calendário de reuniões para este ano

12/01/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

O presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), ao final do encontro, afirmou que a reunião foi muito positiva.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na tarde desta quinta-feira (12/01), a primeira reunião do Colégio de Líderes do biênio 2023/2024. O encontro contou com a participação dos líderes de todas as bancadas partidárias, do líder da oposição e da liderança do Executivo. O presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), ao final do encontro, afirmou que a reunião foi muito positiva, e contou com a participação de todos os partidos com assento na Casa. “Falamos sobre os planos e projetos dos próximos dois anos e apresentamos os servidores que comporão os quadros técnicos da Casa de áreas importantes para que os vereadores pudessem conhecer”, afirmou o presidente.

Segundo ele, outro assunto debatido foi sobre a regularidade das reuniões do Colégio de Líderes uma vez por mês. “Enfim, foi uma reunião superprodutiva. Foi um momento também de ouvir os anseios das lideranças, o que precisa ser melhorado, o que precisa corrigir. Foi um momento muito importante de diálogo e a primeira reunião do ano, a primeira desse biênio com os lideres partidários. Combinamos ter uma certa regularidade de, pelo menos, uma vez por mês os lideres poderem se reunir para discutir as pautas da Câmara,” detalhou.

Com relação a tramitação do projeto de isenção da Taxa de Resíduos Sólidos, Gardel destacou que a matéria foi lida em plenário nesta quinta-feira e enviada para as comissões técnicas e agora está sob responsabilidade delas. “A Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento vão se reunir e apreciar a matéria. Depois que houver essa apreciação, ela retorna para o plenário para que os vereadores possam decidir sobre o tema. O importante agora é garantir que o trâmite legislativo seja cumprido e que o direito dos vereadores de discutir, estudar e se posicionar sobre a matéria seja respeitado”, pontuou.

O líder da oposição, vereador Márcio Martins (Pros), disse ser defensor da atuação do Colégio de Líderes, e lembrou que durante a gestão do presidente Antônio Henrique fazia grandes cobranças. “Hoje pedi nessa reunião que esse encontro do Colégio de Líderes tenha uma regularidade e fiz uma proposta que aconteça todas as primeiras quartas-feiras de cada mês. Eu acho que o Colégio de Líderes é muito importante em todos os parlamentos. As discussões que são feitas aqui têm grande valia. E essa é a expectativa daqueles que nos escolhem como lideres,” ressaltou.

Presente na reunião, o vereador Lúcio Bruno (PDT), disse que foi muito positiva e nela foi possível os vereadores se posicionarem indicando melhorias que a Casa está precisando. “Foram abordados temas importantes sobre o funcionamento da Casa, algumas coisas a serem corrigidas e a tendência é melhorar. O importante é que foi a primeira reunião e foi apresentado um calendário de reuniões ordinárias do Colégio de Líderes, o que considero muito positivo”, destacou.

Participaram da reunião os seguintes líderes: Julio Brizzi (PDT); Márcio Martins (PROS); Professor Enilson (Cidadania), Léo Couto (PSB); Larissa Gaspar (PT); Priscila Costa e Ana Aracapé (líder e vice-líder do PL); Didi Maravilha (PMB); Emanuel Acrízio (PP); PPCell (PSD); Adriana Nossa Cara (PSOL); Ronaldo Martins (Republicanos); Danilo Lopes (Avante); Jorge Pinheiro (via online -PSDB); Estrela Barros (Rede), Julierme Sena (União Brasil); Carlos Mesquita e Didi Mangueira (Líder e Vice-líder do Executivo) e os vereadores Sargento Reginauro (PROS) e Lúcio Bruno (PDT). Pela Mesa participaram Gardel Rolim (Presidente), Paulo Martins (primeiro Vice-Presidente)

Fotos: Evilázio Bezerra