Câmara Municipal reforça cuidados preventivos contra a Covid-19

08/12/2022 - Anna Regadas

A medida foi adotada diante do aumento do número de casos da doença.

recomendação -covid - Foto: Érika Fonseca

A Unidade de Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza encaminhou recomendação a todos os departamentos da Casa para a adoção de cuidados preventivos contra a Covid-19, reforçando a importância do uso de máscaras e da vacinação. A medida foi adotada diante do aumento do número de casos da doença.

Como explica a coordenadora da Unidade de Saúde, Lúcia Bayma. “Nós tivemos essa iniciativa diante do aumento de casos entre os servidores da Câmara, principalmente nos departamentos do Protocolo e da Central da Cidadania, que são os que tem maior contato com o público externo. Muitos acham que estão só com uma gripe, alergia ou crise de garganta e acabam não tomando os cuidados necessários”, destaca.

Lúcia explica que o departamento tem feito um trabalho de conscientização para que todos usem máscaras, e orienta que no caso de sintomas é preciso procurar uma unidade de saúde e realizar o teste. “São ambientes fechados, com ar-condicionado em que as pessoas acabam ficando mais expostas, por isso estamos reforçando a necessidade do uso da máscara e incentivando todos a completarem o ciclo vacinal. A gente vê muitos colegas que perderam entes queridos pois ainda não tinha a vacina, então vamos prestigiar a vacina”, ressaltou.

Dentre os cuidados para prevenção contra a Covid-19, a Dra. Érika Matos também recomendou evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e no caso de sintomas gripais, febre, dor de garganta, dor no corpo, diarreia, evitar vir trabalhar e procurar um médico.

A doutora também reforça a importância das pessoas completarem o ciclo vacinal. “Caso pegue a doença, os sintomas vão ser mais leves e com menos chances de complicações, além de ajudar a diminuir a disseminação da doença.

Já no caso da pessoa que positivou a doença, se após o quinto dia, ainda continuar com febre, dor no peito, cansaço, dificuldade para respirar deve retornar ao atendimento médico.

Foto: Érika Fonseca