Jogo de Xadrez fará parte do currículo da rede municipal de ensino de Fortaleza em 2023

05/12/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A utilização do lúdico para o fortalecimento do ensino-aprendizagem. Esse é o objetivo do projeto Clube de Xadrez para alunos da Rede Municipal de Ensino, lançado pela Prefeitura de Fortaleza e voltado aos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa integrará a Política de Educação em Tempo Integral.

É de conhecimento geral que a prática do xadrez desenvolve habilidades como a memória, a concentração, o planejamento e tomadas de decisões. Além disso, o xadrez é considerado uma excelente ferramenta de suporte pedagógico por sua ligação com diversas disciplinas curriculares. Na Matemática, por exemplo, pode-se movimentar as peças no tabuleiro associadas a geometria e suas dimensões. Nas Artes, pode-se trabalhar a feitura das peças de forma artesanal com os alunos. Na História, a origem do jogo e sua relação com aspectos sociais e políticos. Na Geografia, onde o jogo é mais praticado e sua influência mundial. E na Ética, o respeito as regras e ao parceiro de jogo.

O prefeito José Sarto fez a apresentação do projeto na ultima sexta-feira (02/12) na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Leonel Brizola, no Planalto Ayrton Senna. Segundo ele, o projeto vai desenvolver habilidades nos alunos como o raciocínio lógico e a estratégia, “essa atividade vai auxiliar no desenvolvimento dos projetos de vida dessas crianças e jovens” comentou.

O Clube de Xadrez passará a integrar a Educação Integral como estratégia para o fortalecimento da aprendizagem, com periodicidade semanal de 4h/aula. O jogo vem somar com o programa Aprender Mais, que já inclui as disciplinas matemática, língua portuguesa, artes, esportes e formação cidadã. No entanto, a proposta é que o ensino do xadrez aconteça conforme a adesão das escolas, através de um edital que será lançado em janeiro de 2023. Cada escola que aderir ao programa receberá R$ 5 mil para investir em materiais e para capacitar os professores.

A secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, observa que a política curricular praticada na rede municipal de ensino da Capital, tem como objetivo desenvolver a matemática e o raciocínio lógico. Temos uma carga horária de 7 horas diárias de atividades no ensino integral, e quatro delas podem ser destinadas para esse projeto. A ideia é que capacite nossos alunos para que cheguem ao ensino médio com um projeto de vida. Eles vão aprender brincando”, pontuou

O professor Bruno Andrade destaca que o jogo pode trazer benefícios como o desenvolvimento cognitivo e a autonomia, além de possibilitar a socialização, o desenvolvimento do raciocínio abstrato, a capacidade de criar estratégia para a resolução de problema e conviver com a vitória ou derrota. Ele entende que esses serão valores que acompanharão os alunos por toda a vida.

Foto: Marcos Moura/PMF