Fortaleza libera vacina contra a meningite para o público de até 59 anos

30/11/2022 - Rochelle Nogueira

O imunizante está disponível nos 116 postos de saúde da Capital, no horário de 7h30 às 18h30.

Vacinação COVID-19 no castelão Data:13.07.2021 Foto: Érika Fonseca

Público geral até 59 anos ou a partir de 60 anos em situações especiais (surtos e/ou viagem para áreas endêmicas), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), podem receber a vacina meningocócica C (Conjugada). A ação é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023, ou enquanto durar o estoque de doses. O objetivo é proteger a população contra doença meningocócica do sorogrupo C, a fim de aumentar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no País.

Em 2020, a Capital alcançou uma cobertura de 100% das duas doses da Meningocócica C. Em 2021, a cobertura do imunizante foi de 73,75%. De janeiro a outubro deste ano, o índice da referida vacina está em 75%.

Segundo a coordenadora de Imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, as coberturas vacinais em todo o Brasil caíram consideravelmente, por isso, esta medida de ampliar o público geral busca proteger a população de possíveis surtos da doença.

“Essas mudanças impactam positivamente na proteção da população até 59 anos de idade. As orientações do Ministério da Saúde (MS) têm como base conhecimentos técnico-científicos, com o propósito de ampliar o acesso e a proteção dos grupos etários contemplados. É importante frisar a necessidade da prevenção, a vacina é proteção contra a doença”, conta Soldatelli.

Vacina meningocócica C

>> A vacina faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo indicadas duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, e um reforço aos 12 meses, com idade máxima, anteriormente, para menores de cinco anos. Adolescentes de 11 a 14 anos também recebem uma dose da vacina meningocócica ACWY.

A orientação do Ministério da Saúde diz que a criança até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da vacina, assim como o restante da população, poderá se vacinar com uma dose, mediante apresentação de documento original com foto.

A Meningite

É uma doença causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, também conhecida como Meningococo, que provoca uma infecção nas meninges, as membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. O Meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e da saliva. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza