Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia do Personal Trainer

30/11/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Dia do Personal Trainer acontece no dia 29 de novembro. Foi criado através de um projeto do vereador Danilo Lopes.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (30), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Profissional Personal Trainer, ocorrido no dia 29 de novembro. A solenidade foi proposta pelo vereador Danilo Lopes (Podemos) por intermédio do requerimento 05/2022 aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa. Segundo o autor da homenagem, a busca por atividades físicas aumentou bastante nos últimos anos, especialmente após o surgimento da pandemia. “As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de realizar exercícios físicos, não apenas por questões estéticas, mas, principalmente, pela qualidade de vida e exatamente nesse aspecto que se encaixa a importância do profissional do Personal Trainer,” ressalta.

A solenidade foi presidida pelo autor do requerimento, vereador Danilo Lopes, em nome do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). Em sua saudação aos presentes, Danilo destacou que o início do enxergar da sociedade sobre a necessidade de fazer exercício, surgiu com os locais que eram chamados de Apolo (que hoje são as academias), “a partir de 1990 a educação física passou a integrar a área científica, mas existia resistência de pessoas que não queriam essa ligação. Hoje vemos a sociedade, cada vez, mais procurando profissionais de educação física, não somos os primos pobres da saúde. Se não olharmos com visão preconceituosa, poderíamos responder que é o Educador Físico que contribui mais para a manutenção da saúde da população”, frisou.

Segundo Danilo, durante a pandemia, foram os personal trainers que provaram ao comitê estadual da covid-19, que a categoria pertence ao setor de saúde, através de um movimento intenso. “Hoje vemos sendo colocadas máquinas de academia de ginástica nas praças, mas não colocam os profissionais. Precisamos buscar espaços políticos para que isso mude. Temos que buscar a Academia para dentro da Câmara para discutirmos, de forma mais embasada, projetos que beneficiem nossa categoria e a população. Devemos buscar entidades unidas em torno da profissão. Nada acontece sem regras e sem corporativismo”, avaliou.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite aos seguintes profissionais: Bruno Jefferson Melo Soares; Aílson Lima Maia; Iago Lima Silva; Francisco José de Sousa Júnior; Antônio Batista Ferreira Júnior; Jones de Melo Ferreira; Francisco Washington Lopes Pereira; Flávio Cordeiro dos Reis Júnior; Ivano Paulo Martins; Ronald Macedo Feijó; Adriano Barbosa Gomes da Silva; Talton Carvalho de Alencar; Thujo Carvalho de Alencar; Francisco Romney Dantas Martins; João Esdras da Paz Alves; Raquel Oliveira de Souza; Izabel Cristina Fernandes Brasil e Rivelino Severo.

O presidente da Associação Cearense de Personal Trainer, René Mazza, agradeceu pela homenagem. “É um dia de muita alegria estarmos nessa augusta casa. Algo que pode parecer pequeno, mas não é, Fortaleza é a única capital do Brasil que tem o dia do Personal Trainer e isso aconteceu por um movimento da categoria com o vereador Danilo Lopes. Temos aqui vários amigos presentes a quem saúdo. Eu vejo uma associação cuja cultura de servir pessoas e entregar resultados é um pilar. Vejo uma categoria que começa a exercer o princípio da gratidão e demonstra excelência dos seus profissionais, fundamentada na transparência e honestidade. Vejo uma profissão formada por pessoas diferentes, mas que precisa ser respeitada. Uma associação que se encontra com as pessoas e o nome dela é ACEPT”, concluiu.

A Mesa de honra foi formada pelas seguintes personalidades: presidente da Associação Cearense de Personal Trainer, René Mazza; presidente do Conselho Regional de Educação Física, Andréa Benevides; vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Maria do Socorro de Lima Oliveira; presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) Anízio Santos Melo.

Foto: André Lima