População deve buscar postos para completar esquema vacinal contra a Covid-19

25/11/2022 - Rochelle Nogueira

Durante o sábado e domingo (26 e 27/11), a Prefeitura de Fortaleza segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19, das 9h às 16h em alguns pontos da cidade. Confira abaixo 👇

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

Com a sublinhagem da Covid-19, a BQ1, que vem acarretando em um novo aumento de casos, a Secretaria Municipal de Saúde evidencia aumento no número de testes positivos na cidade. Atualmente, 60 novos casos de covid-19 são confirmados a cada dia e é importante manter as medidas de proteção e seguir com prudência em caso de positividade.

“Apenas 30% da população apta a tomar a 4ª dose finalizaram o esquema vacinal. Então, nós temos um atraso de 6 meses, pelo menos, de 70% da população que já deveria ter sido imunizada e não tomou a 4ª dose. Devemos reforçar a necessidade da imunização, reforçar as medidas de prevenção e orientar às pessoas que eventualmente apresentem algum sintoma gripal que façam o teste para poder evitar novos eventos de transmissão”, evidenciou o infectologista, Dr. Ronald Pedrosa.

Além do público adulto, as crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidade também podem receber o imunizante contra a covid-19 que já está sendo aplicada em 16 postos de saúde. A Prefeitura de Fortaleza recebeu 3.250 doses da vacina Pfizer pediátrica para aplicação da 1ª do esquema vacinal de 3 doses para esse público.

Com o cenário epidemiológico ainda mais arriscado para o público infantil, que apresenta menor procura para as doses de vacina contra a covid-19, é importante reforçar a imunização contra a doença.

“As crianças quem não tem comorbidade mais que estão nessa faixa etária de 6 meses há 2 anos e 11 meses podem procurar um desses 16 postos ou um dos 3 shoppings de Fortaleza que estão efetuando a aplicação, para caso haja doses remanescentes desses frascos que foram abertos para aplicar em crianças com comorbidades, esse público também será contemplado com as doses remanescentes”, conta a secretária Ana Estela.

Programação de vacinação para o fim de semana (26 e 27/11)

Durante o sábado e domingo (26 e 27/11), a Prefeitura de Fortaleza segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19, das 9h às 16h. O atendimento ocorre mediante a capacidade diária máxima de cada centro de vacinação. Nos shoppings é recomendado o uso de máscaras, e nos postos de saúde o uso é obrigatório, conforme Decreto 15.470 de 19 de novembro de 2022.

Quem pode se vacinar

1° dose: crianças a partir de seis meses
2° dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação
3° dose: pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses
4° dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses

Documentos necessários

• Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.
  • Imunossuprimidos: devem levar a documentação que comprove a imunossupressão.
  • Crianças: apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Síndrome gripal

Pessoas com Covid-19 só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.

Vacinação de rotina

A aplicação das vacinas de rotina ocorre normalmente neste sábado e domingo (26 e 27/11), das 8h às 16h30, no posto Paulo Marcelo (Rua Vinte e Cinco de Março, 607 – Centro) e Posto Messejana (Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana).

Atendimento neste sábado e domingo (26 e 27/11)
*O atendimento descrito abaixo ocorre mediante a capacidade diária máxima de cada centro de vacinação.

PRIMEIRA DOSE
1 – Atendimento das crianças a partir de seis meses a 2 anos, residentes de Fortaleza:
– Sábado e domingo
Shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

PRIMEIRA A QUARTA DOSE
PÚBLICOS: crianças de 3 a 11 anos, adolescentes, adultos, gestantes, puérperas e idosos
– Sábado
Centro de Eventos (drive)
Shoppings Central*, Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy
*Shopping Central funciona até 16h