Novembro Azul é destaque no Grande Expediente

23/11/2022 - Ana Clara Cabral

A Educação Inclusiva de Fortaleza também foi debatida na tribuna da Câmara pela vereadora Adriana Nossa Cara (Psol).

A vereadora Cláudia Gomes (PSDB) utilizou a tribuna para destacar a importância da campanha Novembro Azul, de consciência sobre o câncer de próstata. Segundo a parlamentar, muitos homens descobrem tardiamente a doença. Cláudia alertou que mais de 47 mil homens morreram em razão desse tipo de tumor.

“Ano passado 16.055 homens morreram com essa doença, o que corresponde a 44 mortes por dia. Temos ainda 10 dias para finalizar o mês e os equipamentos de saúde de Fortaleza contam com reforço para o atendimento dos homens fornecendo exames de testagem rápida para o HIV, sífilis, atualização da carteira de vacina, orientação nutricional e para doenças que afetam os homens”, atentou.

O vereador Danilo Lopes (Avante) deu continuidade a temática levantada pela vereadora Cláudia. Danilo parabenizou o Hospital Haroldo Juaçada (ICC) que vem realizando mais de mil sessões de Rádio Cirurgia no tratamento contra o câncer de próstata.

“Muitos tumores e câncer de próstata não precisam de passar mais por procedimento cirúrgico, devido a utilização da máquina de radioterapia. Ela é usada para debelar tumor na próstata com sucesso. Imagina um tratamento desse que deixe menos sequelas para o homem? Parabéns ao ICC por esse tratamento e iniciativa”, disse o vereador.

Educação Inclusiva

Já a mandata coletiva Nossa Cara (Psol) usou o Grande Expediente para falar acerca da demanda de mais profissionais de apoio aos estudantes com deficiência na rede municipal de ensino.

De acordo com a vereadora Adriana Nossa Cara (Psol), conforme a resposta da Coordenadoria de Educação Inclusiva e de Diversidade, o município de Fortaleza dispõe de 515 profissionais de apoio e 571 assistentes de inclusão nas unidades escolares para apoiar os estudantes com deficiência, além de 6 intérpretes de libras terceirizados. “Esses dados trazem a necessidade urgente de maior contratação de profissionais multidisciplinares, mais profissionais de apoio e outros, como psicólogos e assistentes sociais também essenciais para dar conta de tanta demanda”, afirmou Adriana.

Foi exibido o pronunciamento da co-vereadora Louise Santana, que destacou: “esses profissionais auxiliam as crianças com deficiência a estarem inseridas de maneira mais justa no ambiente escolar, a participarem de maneira adequada dos momentos de interação, de higiene pessoal, de alimentação. Além de diminuir as ausências e diferenças dessas crianças para que elas possam de fato desenvolver uma sociabilidade coletiva cada vez mais promissora e gerando oportunidades de inserção social”.