Projeto que amplia ações do Costurando o Futuro começa a tramitar na Câmara

22/11/2022 - Ana Clara Cabral

Matéria tem o objetivo de contribuir com o setor têxtil, gerando emprego e renda.

Na sessão plenária desta terça-feira (22), a Câmara Municipal de Fortaleza encaminhou à Comissão Conjunta de Constituição e Justiça e Desenvolvimento Econômico o Projeto de Lei Ordinária nº 424 de 2022, da Prefeitura, que prevê a instituição do Projeto Costurando o Futuro como uma política pública mais eficiente, abrangendo novas ações.

O Projeto Costurando o Futuro atualmente já existe na cidade como uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que leva oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com espaço de 8 ateliês compartilhados e gratuitos, a iniciativa oferece estrutura adequada para quem não tem máquina de costura, proporcionando inclusão produtiva à população e transformando arte em renda.

Agora, buscando tornar a política pública de renda e inclusão produtiva mais eficiente, a nova proposta pretende:

• Instalar espaços colaborativos com uso de reutilização de resíduos têxteis;
  • Ofertar capacitações direcionadas para economia e finanças solidárias, gestão estratégica, marketing, planejamento, administração de compras, controle financeiro, dentre outros temas;
  • Doação de Equipamentos de Trabalho.

Segundo o Prefeito Sarto Nogueira, o setor têxtil na cidade de Fortaleza é extremamente forte e contribui muito com a economia fortalezense. “Aproveitando da vocação histórica de nossa cidade como polo de moda, que encaminhamos este projeto de Lei, no qual se busca estimular a vocação inata de nossa capital, como forma de superação da pobreza e com isso endossar o selo de Cidade Criativa pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)”.

“Esperamos com o desenvolvimento das ações do projeto promover a inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e profissional, fortalecer a economia local, gerando oportunidade de renda para profissionais de costura, disponibilizar acesso a máquinas e equipamentos de costura, ofertar capacitações promovendo ações de orientação profissional”, explicou Sarto.

Foto: Érika Fonseca