Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 35 anos do Programa Show na Praça

21/11/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Projeto “Show na Praça” teve o seu início em outubro de 1987 e durou 12 anos, revelando diversos artistas cearenses que até os dias de hoje estão fazendo grande sucesso.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (21/11), Sessão Solene em homenagem aos 35 anos do Show na Praça. A homenagem foi proposta pelo vereador Carlos Mesquita (PDT), através do requerimento 5.841/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo autor do requerimento, em nome do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

O vereador Carlos Mesquita, em sua fala, destacou que os artistas cearenses precisam de apoio do Poder Público para que continuem trabalhando em prol da Cultura. “O Eduardo Praciano nunca deixou de lutar pela Cultura e com a criação desse projeto Show na Praça, que marcou época em Fortaleza, ele lançou muitos talentos, que até hoje fazem sucesso”, disse.

Em sua fala, Eduardo Praciano ressaltou que o Show da Praça comemora 35 anos de criação, “o programa não existe mais. Ele terminou em 1999, foram 12 anos, um dos programas mais longevos que conheço. Todas as segundas-feiras estávamos na praça e as pessoas que estão aqui representam a grande massa que participou do show. Mas eu continuei nas produções de outros programas, como o do Ênio Carlos e do Will Nogueira. Lancei o Talentos da Terra e na TV COM do IJF levamos também muitos artistas. O Show continuou nos outros projetos. Em 2001, o Carlos Mesquita tinha o projeto Câmara nos Bairros e no final de cada edição realizávamos um show, com calouros, ai começamos a trabalhar juntos. Quando nasceu a TV Fortaleza eu fui convidado para participar. Agora no mês de fevereiro a TV completará 21 anos. Amanhã será inaugurado o novo estúdio da TV Câmara de Fortaleza. Quero agradecer a Deus de ter tido a oportunidade de criar esse projeto. Estou muito feliz por essa noite!”, frisou

O secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira destacou que o ‘Conexão Cultural’ era um programa de muito sucesso que voltou agora. Toda terça-feira, um terminal de ônibus recebe um show humorístico ou musical. “Na primeira edição, o Praciano teve condição de me ajudar, e o projeto só aconteceu porque ele estava lá toda segunda-feira nos terminais. Poucas pessoas na cidade tem privilégio de ganhar uma homenagem dessas. Praciano nem sabe quanto é querido na cidade. Um tempo atrás ele chegou pra mim e disse que muitos artistas passam necessidade na cidade e propôs a criação da Casa do Artista. Eu fiz o projeto e agora o Prefeito José Sarto disse que escolhesse o local e faremos com apoio da iniciativa privada. Eu espero começar em 2023 com a inauguração, em grande festa”, afirmou.

“Teremos também a Casa do Forró, museu do Forró e o Forródromo. O carnaval de Fortaleza terá quatro dias e uma noite só para o Forró. Ainda este ano vamos fazer uma grande festa de réveillon, que acontecerá em dois dias, pois passamos dois anos sem ter. Teremos festas na Praia de Iracema, Conjunto Ceará, Bom Jardim e Lago Jacarey. Amanhã, o Prefeito vai anunciar como será a festa e quais artistas participarão. Vim aqui dar um abraço no Praciano e dizer que somos honrados com sua presença e trabalho. Esse é um reconhecimento mais do que justo e a cidade estava devendo a você. Viva a Cultura de Fortaleza!”, pontuou.

Ítalo Lima, diretor da TV Fortaleza, destacou que começou sua trajetória como estagiário na TV Diário, “Praciano já era lenda viva, ele é apaixonado por televisão. Dorme e acorda pensando em televisão. Tive a oportunidade de passar por várias TVs comerciais e eu queria, ao assumir uma TV Pública, fazer um jornalismo pensado para o povo. Assim fizemos quando fui convidado para dirigir a TV Fortaleza, e agora receberemos mais um prêmio, o da Defensoria Pública, já são 12 prêmios em dois anos. Quando assumi, convidei o Praciano para fazermos um projeto para o povo. Amanhã vamos inaugurar um novo estúdio e que ele represente um novo tempo. Por fim quero dizer que o projeto Conexão Cultural terá o apoio da TV Câmara, estaremos nos terminais fazendo a cobertura”, salientou.

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite aos seguintes artistas, empresários e produtores culturais que fizeram parte da história do Show na Praça: Almir Antônio de Sousa; José Alri Rodrigues Nogueira; Angelina Evangelista Brito da Silva; Elizabete Pereira de Souza; Carla Maria das Dores Henrique de Lima; Carlos Rilmar do Vale Cavalcante; Luanir Marinheiro Mesquita e Marcos Júnior (mestre de Cerimônias da CMFor); David Vasconcelos Valente da Conceição; Francisco Daniel Galdino do Nascimento; Francisco de Assis Martins; Gleicilene Costa do Carmo; Hilário José Ferreira Neto.

E ainda: Iris Félix Monteiro; Júlio César Maciel; Kátia Cilene Uchôa Gomes; Antônia Lúcia de Sousa Owens; Manuela Oliveira Gerônimo; Raimundo Nonato do Nascimento (Natinho da Ginga); Racine Fontenele Moraes; Maria Selma Fernandes Coelho; Selma da Silva Ferreira; Sergiane Silva de Souza; Ethegogem da Silva Moreira; Antônio Ferreira da Silveira; Adalgisa Lopes (In Memoriam), Dedim Gouveia(In Memoriam), Djalane Nobre; Raitemisa dos Santos Lima; Daniela das Graças Bezerra e José Eduardo Praciano Serra, comunicador, radialista, produtor cultural e apresentador, mentor e responsável pelo programa.

Em nome dos homenageados falou a cantora Kátia Cilene: “quero agradecer ao amigo Praciano e ao vereador Carlos Mesquita por essa iniciativa, onde a gente pode se reunir e se encontrar. Comecei lá no Show na Praça aos 12 anos e tive o apoio dos meus pais para buscar meus sonhos. Todas as segundas tinha o Show na Praça, e lá tinham os olheiros, os empresários viam os artistas e convidavam para participar das bandas. Lá comecei fui convidada para a Night Banda e depois fui para o Matruz com Leite. Quero agradecer a você Praciano, em nome de todos colegas, receber essa homenagem é muito emocionante e gratificante. Que Deus continue te abençoando!” finalizou.

A mesa de honra foi composta por diretor da TV Fortaleza, Ítalo Lima; pelo criador do projeto Show da Praça, José Praciano Serra e pelo secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

Show na Praça

O Projeto “Show na Praça” teve o seu início em outubro de 1987 e durou 12 anos, revelando diversos artistas cearenses que até os dias de hoje estão fazendo grande sucesso, entre eles: Waldonys, Diassis Martins, Katia Cilene, Tiririca, etc. O projeto acontecia toda segunda-feira na Praça José de Alencar e algumas vezes na Praça do Ferreira. Era um show de calouros, onde vários artistas, aproveitavam a oportunidade para mostrar seus talentos. Muitos deles seguiram carreira de sucesso.

Fotos: André Lima