Fortaleza realiza XIV Festival de Teatro

24/10/2022 - Rochelle Nogueira

A programação tem acesso gratuito e se divide em três mostras: “Fortaleza em Cena”, “Interbairros Novos Olhares” e “Ações Espetaculares e Formativas em Escolas Públicas Municipais”.

Com o tema “A Cidade como Palco”, mais de 40 espetáculos teatrais serão apresentados em diferentes pontos da Cidade no XIV Festival de Teatro de Fortaleza, de 24 de outubro a 04 de novembro. A programação tem acesso gratuito e se divide em três mostras: “Fortaleza em Cena”, “Interbairros Novos Olhares” e “Ações Espetaculares e Formativas em Escolas Públicas Municipais”.

Iniciando nesta segunda-feira (24/10), na escola Maria da Hora (Autran Nunes), o festival conta com a apresentação dos espetáculos “As Peripécias do Bode Ioiô”, de Evan Teixeira, às 10h e “Quebrando o Silêncio do Medo” do grupo Bando Somos Todos Marias, às 15h. Já a mostra “Fortaleza em Cena” apresenta às 20h, no Teatro Municipal São José (Centro) o espetáculo “E.L.A”, de Jéssica Teixeira.

Após a apresentação no Festival de Teatro, o espetáculo da atriz Jéssica Teixeira inicia sua turnê, que passará pelas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Rio Branco (AC), além de Istambul, na Turquia, onde participará do Festival Mulheres Escritoras de Teatro.

“Quem é que nunca se olhou no espelho e se sentiu estranho com o corpo que tem? A gente pode escolher como operar com o corpo no mundo, esse corpo que a gente não escolheu nascer”, afirma Jéssica sobre os questionamentos e viradas da encenação. Com temática diretamente relacionada ao corpo, ela traz questões como beleza, saúde, política, feminilidade e acessibilidade, a peça mescla vídeo, artes plásticas e dramaturgia através de colagens e textos autobiográficos que refletem acerca da aceitação e do nosso lugar no mundo.

Cortejo e abertura

A edição 2022 do Festival terá sua abertura oficial na quarta-feira (26/10), às 17h, em um cortejo que terá concentração na Praça dos Mártires (Passeio Público) e seguirá até o Theatro José de Alencar. O percurso conta com a Banda Fanfarra, artistas circenses do Grupo Teatro Plural e artistas participantes do Festival.

Logo mais, às 18h, será encenado, no palco do Teatro Municipal São José, o espetáculo “Tempo Temporão, o Terreiro de Catirina”, de Edméia Tutti e Amália Morais.
Mostra Ações Espetaculares e Formativas em Escolas Públicas

  • Terça-feira (25/10) – a programação ocorre na escola Maria Odete da Silva (Messejana), às 10h, com o espetáculo “Era uma vez… O Reino que Eu Quero!”, de Rebeka Lúcio, e segue, às 15h, com “Oficinas de Turbante: entre Amarrações e Estórias”, com o grupo Cida Araújo.
  • Quarta-feira (26/10) – os espetáculos ocorrem na escola Antonieta Cals (São João do Tauape). Às 10h, será apresentado “Hoje Atravessei uma Fenda” de Lobalaloba, seguido às 15h por “Ser Tão Ceará” de Bandeira das Artes.
    A escola Dep. Roberto Mesquita (Vila Velha) também recebe dois espetáculos nos mesmos horários, 10h e 15h, na quarta-feira (27/10): “De Algum Lugar para Lugar Nenhum”, do Grupo Olho Mágico, e “Encruzilhada Mulher – do sagrado da cena ao sagrado do terreiro de Umbanda e Candomblé nas produções dramatúrgicas”, do grupo Bando Somos Todas Marias.
  • Finalizando na sexta-feira (28/10) – Escola Expedito Parente (Siqueira), com o espetáculo “As Aventuras do João Sortudo”, da Cia Prisma de Artes, às 10h, e “Improvisação Teatral”, de Nairton Santos, às 15h.

Mostra Fortaleza em Cena

O espetáculo “E.L.A” de Jéssica Teixeira inicia nesta segunda (24/10) com, no Teatro Municipal São José (Centro). Já na terça-feira (25), às 19h, quem sobe ao palco do Teatro Municipal Antonieta Noronha (Centro) é o Outro Grupo com o espetáculo “Jango, Jezebel – onde estavam as travestis na Ditadura Militar”. O Cuca Pici (Pici) recebe o espetáculo “Isso não é um Manifesto” do Núcleo de Estudos da Performance na quarta-feira (26), às 18h.

A programação da quinta-feira (27) ocorre em quatro pontos da cidade, nos bairros Barra do Ceará, Aldeota, Centro e José Walter. A programação tem início às 16h no Cuca Barra (Barra do Ceará) com o espetáculo “Encantarias de um Boi Juremeiro” do Coletivo Yabas; segue às 19h com o espetáculo “Há uma festa sem começo que não termina com o fim” do Grupo Pavilhão da Magnólia, na sede do grupo (Aldeota); também às 19h ocorre o espetáculo “Lastá” com o Grupo Bricoleiros no Teatro Municipal Antonieta Noronha (Centro); e “Lança Cabocla” da Plataforma Lança Cabocla, no mesmo horário, no Cuca José Walter (José Walter).

Dois espetáculos ocorrem na sexta-feira (28/10), “Das que ousaram desobedecer” da Cia Bravia, às 19h, no Teatro Municipal Antonieta Noronha (Centro), e “Co.Vil” do grupo de mesmo nome, também às 19h, no Teatro Municipal São José (Centro).

Fechando a programação da semana, no sábado (29/10), três espetáculos ocorrem no Centro da Cidade. “A Risita” do Coletivo FusCirco, que ocorre às 10h na Praça da Liberdade, “Tchau, amor” da Inquieta Cia, às 19h, no Teatro Municipal São José e “Lázaro” de Rhamon Matarazzo, às 19h, no Teatro Municipal Antonieta Noronha.

Mostra Interbairros Novos Olhares

A programação tem início na terça-feira (25/10), às 19h, com o espetáculo “Avoa, Acauã, Avia Maria!” da Cia Animatunes no Cuca Mondubim (Mondubim). Já na quinta-feira (27), às 17h, o Coletivo Inflamável apresenta “Margarida Contra Tanques” na Praça do Teatro Municipal São José (Centro).
Fechando a programação, na sexta-feira (28), às 17h, ocorrem dois espetáculos: “Avoa, Acauã, Avia Maria!” da Cia Animatunes (Largo do Mincharia – Praia de Iracema); e “Apavoração” de Procura-se Marly (Centro Cultural Belchior – Praia de Iracema).

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Foto: Victor Augusto