Estão abertas as inscrições do projeto Embaixadores da Paz nas escolas municipais

29/09/2022 - Ana Clara Cabral

As inscrições vão até segunda-feira (3) para quem quiser participar da seleção.

Escola - Foto: PMF

População maior de 18 anos e com o ensino médio completo pode se inscrever no projeto Embaixadores da Paz, que tem o objetivo de viabilizar a política de implantação da Mediação Escolar, dentro do Programa de Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar (ProPAZ). As inscrições vão até segunda-feira (3).

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (SME), são 307 vagas para voluntários do projeto, que atuarão na Rede Pública Municipal de Ensino. Os selecionados para atuar como Embaixadores da Paz receberão ressarcimento para despesas com transporte e alimentação, no valor de R$ 1.050,00, devendo respeitar a carga horária de 8 horas diárias/40 horas semanais.

Quais são as atividades desenvolvidas pelos voluntários?

• Promover de Cultura de Paz, conforme as diretrizes e orientações pedagógicas determinadas pela Célula de Mediação Social e Cultura de Paz;
  • Auxiliar a direção da escola na resolução de eventuais conflitos escolares;
  • Constituir e capacitar equipe de Mediação Escolar, formada pelos segmentos da escola;
  • Fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o estudo da Comunicação Não Violenta (CNV), os Processos Circulares como estratégias de prevenção à violência e de promoção da Cultura de Paz no ambiente escolar;
  • Participar de formações, entre outras.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa maior de idade que possua no mínimo o Ensino Médio completo e resida, preferencialmente, no bairro da unidade escolar em que se candidatar. A seleção, que será realizada pelo Núcleo Gestor das unidades escolares, é composta de duas etapas: análise de currículo e entrevista.

Onde se inscrever?

Os interessados devem se inscrever em uma das unidades escolares contempladas com a iniciativa, conforme edital, até segunda-feira (03/10). Cada unidade escolar receberá um voluntário.

Quando sai o resultado?

O resultado final da seleção será divulgado dia 11/10, no site da SME e nas unidades escolares contempladas.

Confira aqui o edital.

Foto: PMF