Câmara realiza solenidade pelos 25 anos da Associação Santos Dias

26/09/2022 - Rochelle Nogueira

A sessão solene é de autoria da vereadora Larissa Gaspar, por meio do requerimento nº 466/2022.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira, 26, uma sessão solene em homenagem a Associação Santos Dias, entidade da sociedade civil sem fins econômicos, fundada em 23 de maio de 1997, na comunidade do Parque Santa Maria. A solenidade é de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT).

A vereadora Larissa Gaspar evidencia o papel fundamental da Associação Santo Dias que, ao longo de 25 anos, desenvolve um trabalho em defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes, sobretudo da população mais periféricas de Fortaleza.

“A Associação Santos atua através do processo educativo, da arte, da dança, do esporte, da cultura e tem conseguido ressignificar a vida dos nossos jovens tendo a oportunidade de construir um presente e um futuro melhor. Por isso, é importante reconhecer o trabalho que essas entidades tem feito na ponta dos nossos territórios, onde muitas vezes o poder público não consegue chegar”, reforçou a parlamentar.

Representando a Associação Santo Dias, o presidente Manoel Evangelista de Brito falou emocionado sobre a homenagem concedia a entidade por parte da Câmara Municipal de Fortaleza.

“Me sinto muito grato por esse momento e poder representar essa entidade social que participo há 25 anos. A Associação tem uma bonita história junto com uma militância aguerrida da pastoral operária do bairro. Para mim é uma honra está aqui na presença de companheiros e companheiras. Nesses 25 anos de luta, a Associação Santos Dias vem trabalhando com as famílias carentes e com mais de 7 mil crianças e jovens com trabalho nas escolas, nos bairros e junto com as famílias carentes”, contou Manoel.

Homenageados:

• Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação: Eudázio Nobre de Brito
  • Roberto Antônio Cordeiro da Silva
  • Carmilson Andrade Brito
  • Irene Assunção Gadelha representada por Ivaniza Gadelha
  • Padre Luiz representando pelo Padre Lino
  • Manoel Evangelista de Brito

Composição da mesa:

Presidente e Propositora da Sessão Solene; vereadora Larissa Gaspar, Defensor Público do Estado; Dr. Luiz Fernando de Castro da Paz, Presidente da Associação Santo Dias; Manoel Evangelista de Brito, Padre Lino Allegri em representação ao Padre Luiz, Coordenadora de Projetos da Associação Santo Dias; Senhora Celmaria Simão, Professor Doutor de Geologia pela Universidade do Estado do Ceará; Roberto Antônio Cordeiro da Silva, membro do grupo MERAKI do Gueto; Samila Ferreira.

Associação Santo Dias

A entidade nasceu com o objetivo de articular e organizar os territórios de Ancuri e Jangurussu em busca de seus interesses e da superação da condição de pobreza que vive a grande maioria de seus moradores. A instituição busca através do fortalecimento do vínculo familiar e comunitários construir alternativas inovadoras que possibilitem a população dessa região o exercício pleno da cidadania, a elevação da escolaridade e o acesso ao ensino profissional com foco na inserção no mundo do trabalho. Atualmente a Associação Santo Dias atua em todo território do Parque Santa Maria, Ancuri, parte do Jangurussu e do município de Itaitinga.

Fotos: Evilázio Bezerra.