Câmara entrega o Título de Cidadã de Fortaleza à ex-vereadora Rosa da Fonseca (in memoriam)

23/09/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Rosa da Fonseca nasceu em Quixadá. Teve uma forte atuação no magistério e uma trajetória de luta pela emancipação humana, especialmente das mulheres.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta sexta-feira (23/09), para a entrega do título de cidadã honorária de Fortaleza à ex-vereadora Rosa Maria Ferreira da Fonseca (in memoriam). A homenagem foi determinada pelo Decreto Legislativo 1.062, de 30 de junho de 2022, oriundo do Projeto de Decreto Legislativo 44/2022, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pela vereadora Larissa Gaspar, em nome do presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique.

Em sua saudação aos presentes, Larissa disse que: “Hoje estamos aqui para homenagear nossa guerreira que plantou uma semente no coração de cada um presente aqui. Essa homenagem foi pensada quando a Rosa ainda estava viva, mas as vezes as propostas demoram a tramitar e ela não pode esperar, mas ficamos felizes em fazer essa homenagem a uma grande mulher que lutou pela liberdade. Conheci Rosa há 20 anos quando comecei a militar na luta das mulheres. Tive oportunidade de conviver com ela em vários momentos”, afirmou.

A vereadora disse que todos levam a marca da Rosa em sua trajetória. “Ela foi vereadora, teve uma grande votação e realizou um grande mandato. Me sinto muito honrada em ter sido autora dessa homenagem, aprovada por todos meus pares. Rosa já estava hospitalizada, mas sabia desse projeto. Desejo que essa semente de reivindicação e de luta que Rosa pregou de emancipação humana permaneça. Resistindo e seguindo na luta em prol da sociedade humana. Rosa sua luta vive em nós e levaremos essa luta por uma sociedade justa e igual na nossa caminhada e na nossa luta politica. Você é luz! Rosa presente para sempre!,” afirmou a vereadora.

Crítica Radical

A ex-prefeita Maria Luíza Fontenele disse que Rosa não é só Fortaleza, “temos aqui presente sua familia original e sua familia maior que é a Crítica Radical. Rosa tem em seu corpo, as pedras de Quixadá, a resistência maior, que nos ensinou como o mandacaru a resistir a tantos embates e tanta dor. O momento mais importante foi quando Rosa chegou em Fortaleza e foi minha aluna. É uma pessoa de luta, guerreira. Falar de Rosa tenho que falar de Célia (Zanetti) que foi companheira de luta também. Estivemos na China num congresso das mulheres falando de nossa luta. Rosa deu uma vida por essa proposta que hoje expressamos que é a da Emancipação Humana. Rosa, como boa sertaneja, habitou o nosso chão, os nossos corações, com a proposta de emancipação. Como uma pessoa dessas pode morrer? Ela está dentro de nós. Rosa é do Ceará, do Nordeste, da América Latina é do mundo, pois sua proposta é mundial. Rosa guerreira e todos nós somos um pedaço dela. Rosa presente ontem, hoje e sempre, para construirmos uma sociedade diferente,” pontuou.

Em seguida, foi feita a entrega do Título aos irmãos de Rosa: Lúcia Helena Fonseca, Manoel Fonseca, Cristina Fonseca, Imaculada Fonseca e Isabel Fonseca. Em nome da família falou Daniel Fonseca: “Quero registrar também a homenagem à Sandra Helena, companheira da tia Rosa. Faço essa homenagem às mulheres de luta, por um mundo socialmente igual, como a Rosa e a Sandra defendiam. O primeiro grande símbolo que me faz lembrar dela é a luta pela libertação da humanidade e principalmente das mulheres. Quero registrar que companheiras mulheres não podem continuar sendo discriminadas e vítimas de violência”, destacou.

Disse que sua Casa abrigou as primeiras reuniões do Movimento Sem-Terra, em Quixadá, com a participação de Rosa. “Rosa estava em todas as lutas, estava solidaria a todas as causas urgentes e necessárias. Hoje Rosa é reconhecida por sua Fortaleza, alguns podem dizer tardiamente, mas ela soube em vida que seria homenageada. É mais uma celebração à vida da Rosa! Militante disciplinada, mas sobretudo uma pessoa que encantava, emancipava sujeitos. libertava a história. Rosa Maria emancipava todo dia. No combate ao fascismo nunca vacilou, conhecia o inimigo central. Rosa do povo, das ruas, das favelas, das lutas, está aqui, ontem, hoje e sempre!”, concluiu.

Falou também Jorge Paiva. Em seguida, foi apresentada a música Ciranda da Rosa, por Calé Alencar, música de sua autoria e de Jorge Paiva, que foi feita para um aniversário de Rosa da Fonseca.

A Mesa Solene foi composta pela ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luíza Fontenele; Daniel Fonseca, sobrinho e representante da família da homenageada; presidente da Associação dos Professores do Ensino Superior, Francisco Ari Othon Sidou e a vereadora Adriana Jerônimo, do mandata Nossa Cara.

Foto: André Lima