Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 64 anos do bairro Jardim Iracema

21/09/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Jardim Iracema é um bairro na zona Oeste de Fortaleza. Está localizado na Secretaria-Executiva Regional I e tem 23.184 habitantes.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene em comemoração aos 64 anos do bairro Jardim Iracema, celebrado em 21 de setembro. A solenidade foi solicitada pela vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), segunda vice-presidente da CMFor, através do requerimento 0035/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A Sessão foi presidida pela vereadora Enfermeira Ana Paula, em nome do presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes, a vereadora Enfermeira Ana Paula afirmou que iniciou sua trajetória no bairro Jardim Iracema no posto de saúde Francisco Façanha, onde iniciou sua carreira como profissional de enfermagem. “Cada homenageado da noite tem a participação na construção do bairro. Temos aqui muitos empreendedores que são fundamentais para movimentar o bairro, e melhorar a qualidade de vida. O bairro teve muitas transformações desde quando iniciamos eu e meu esposo Márcio Cruz esse trabalho há 10 anos lá. Hoje podemos ver os resultados”, frisou.

A vereadora desejou que o dia de hoje tenha sido especial para todos que amam o bairro Jardim Iracema. “Por isso, que me orgulho ser do Jardim Iracema. Hoje comemoramos o aniversário do bairro e agradecemos os braços fortes que auxiliaram a construí-lo. Viva o Jardim Iracema e viva o povo do Jardim Iracema. Muito obrigado a todos!,” pontuou

Homenagens da noite: Karla Márcia Soares de Castro; Moabe Silva Sousa; Francisco Assuéro Sobreira Rodrigues; Nemésia Moreira de Sousa; Simone Ribeiro Batista; Valnizia Nogueira Amora Vasconcelos; Mauro Antônio de Oliveira Anastácio; Maria Lucimar Magalhães Vasconcelos; Raquel Duarte Matias Mendes; Rosângela Leite Rodrigues. A Mesa solene contou com as presenças de membro da Associação dos Empreendedores Digitais, Diego Igor Leite e de Rosângela Leite Rodrigues, representando os homenageados da noite.

Em nome dos homenageados falou Rosângela Leite Rodrigues: “essa homenagem aos 64 anos do nosso querido bairro, sou moradora do bairro há mais de 36 anos. Na periferia as coisas são muito difíceis e em nosso bairro não é diferente, nossa comunidade vem crescendo e se desenvolvendo graças à seriedade dos moradores do próprio bairro como a vereadora Enfermeira Ana Paula e seu esposo Márcio Cruz, que sempre se dedicaram para levar desenvolvimento para o nosso bairro. Sabemos que ser empreendedor não é fácil, mas graças aos nossos negócios é que o bairro se desenvolve. Agradecemos a Câmara por essa homenagem”, concluiu. Falou ainda Francisco Assuéro Sobreira Rodrigues.

O Bairro

O Jardim Iracema é um bairro na zona Oeste de Fortaleza. Está localizado na Secretaria-Executiva Regional I e tem 23.184 habitantes (IBGE 2010). Considerado um dos bairros de presença significativa da população negra, possui várias manifestações tradicionais características, como o Maracatu Nação Iracema. Oficialmente, a localidade só foi oficializada como bairro em 2007, apesar de sua ocupação ser bem mais antiga. No passado a localidade servia de local de descanso para os índios que vinham de Maranguape até a Praia. O bairro só foi oficializado pelo decreto legislativo 285 de 10/10/2007 e publicado no DOM número 13.684 de 24/10/2008.

Descrição do perímetro do Bairro

Inicia na confluência da Avenida Coronel Carvalho com a Rua Florêncio de Alencar, seguindo por esta rua no sentido leste até encontrar a Travessa Caubi, seguindo por esta travessa no sentido norte até encontrar a Avenida Francisco Sá, seguindo por esta avenida no sentido leste até encontrar a Rua César Correia, seguindo por esta rua no sentido sul até encontrar a Rua Teodomiro de Castro, seguindo por esta rua no sentido oeste até encontrar a Rua Graça Aranha, seguindo por esta rua no sentido sul até encontrar a Rua Conselheiro Lafayete, seguindo por esta rua no sentido leste até encontrar a Rua Professor Walmick, seguindo por esta rua no sentido sul até encontrar a via-férrea Fortaleza – Sobral, seguindo por esta via-férrea no sentido oeste até encontrar a Avenida Coronel Carvalho, seguindo por esta avenida no sentido norte até o ponto inicial.

Fotos: André Lima