Câmara entrega Medalha Dr. Silas Munguba ao Dr. Quirino Cordeiro

21/09/2022 - Rochelle Nogueira

A Câmara aprovou em 2011 projeto de lei criando a “Medalha Dr. Silas Munguba”, concedida às pessoas ou entidades que
prestam relevantes serviços à sociedade e à família, no combate às drogas.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quarta-feira, 21, uma sessão solene para a entrega da Medalha Dr. Silas Munguba ao Dr. Quirino Cordeiro Júnior. A iniciativa é do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), por meio do requerimento nº 3516/2022.

O objetivo da solenidade é reconhecer a dedicação do Dr. Quirino em ações e serviços prestados na assistência social, principalmente na recuperação dos dependentes químicos no município de Fortaleza.

“Nada mais justo que neste dia a gente possa celebrar uma pessoa que tem feito um trabalho, que tem feito história na prevenção nas Políticas de Prevenção e Cuidado às Drogas no nosso Brasil. Existe um antes e depois de Dr. Quirino no que diz respeito ao cuidado aos dependentes químicos. Em Fortaleza, a gente não poderia deixar de prestar esse reconhecimento”, disse o parlamentar.

O homenageado, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, contou da alegria desse momento, principalmente pela honraria que leva o nome do Dr. Silas Munguba que é referência no tratamento e resgate de pessoas em situação de dependência química.

“Estou extremamente honrado com a medalha que recebo hoje, Medalha Dr. Silas Munguba, que leva o nome dessa pessoa que foi baluarte no enfrentamento às drogas e na recuperação das pessoas com dependência química não só em Fortaleza, mas em todo o Ceará. Receber uma medalha com o seu nome para mim é motivo de satisfação e isso é o reconhecimento de um trabalho que tenho buscado realizar, seja no acolhimento dos dependentes químicos, seja no fortalecimento das comunidades terapêuticas, que tem trabalhado como suporte”, disse o homenageado.

Composição da Mesa:

Vereador Jorge Pinheiro (PSDB), Deputado Estadual; Delegado Cavalcante, Presidente do Desafio Jovem do Ceará; Tereza Cristina Munguba, Coordenador Especial de Políticas sobre Drogas; Erasmo Lenz César, Conselheiro Estadual de Políticas sobre Drogas; Marco Túlio Alves Siqueira, Presidente da Associação Cearense das Comunidades Terapêuticas; Dr. João Maria de Albuquerque,

Biografia

O médico Quirino Cordeiro Júnior é o novo secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a USP, ele tem doutorado em psiquiatria também pela USP e ampla experiência na área da saúde mental. A recém-criada Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas terá como foco ações relacionadas a prevenção, cuidados, tratamento e reinserção social de pessoas com dependência química.

Fotos: Evilázio Bezerra.