Sanção do novo piso dos agentes de saúde e de endemias é destaque no Grande Expediente

16/08/2022 - Ana Clara Cabral

Profissionais terão um aumento de 56% no salário.

Grande - Foto: Evilázio Bezerra

O vereador Gardel Rolim (PDT), usando o tempo da liderança do executivo, no Grande Expediente da sessão plenária, anunciou que o prefeito Sarto Nogueira (PDT) sancionou, na manhã desta terça-feira (16), o piso nacional dos agentes de saúde e agentes de combate às endemias de Fortaleza. O aumento de 56% no salário dos profissionais foi discutido e aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza ainda no início deste mês.

“São categorias importantíssimas para o sistema de saúde que nós temos construído no Brasil. Sei da importância da valorização da Atenção Básica. Para fazer saúde de melhor qualidade é preciso investir mais em prevenção, para isso, é necessário o envolvimento e entusiasmo dos profissionais que estão lá na ponta, como os agentes de saúde, que visitam as casas das pessoas, acompanham os pacientes diabéticos, hipertensos”, explicou o parlamentar.

Pela diversidade sexual no Ceará

A vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) usou a tribuna para pontuar a relevância do dia 11 de agosto, em que é celebrado o Dia do Estudante, Dia dos Advogados, além do dia que foi realizada a 21ª edição da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.

Pela soma dos fatos, a parlamentar lembrou do legado de Janaína Dutra: “advogada cearense, incansável militante pelos direitos LGBT, contribuiu para a fundação do grupo de resistência Asa Branca (GRAB), foi a primeira presidenta da Associação dos Travestis do Ceará, além de ter sido a primeira travesti a obter uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”.

Adriana ressaltou ainda a leitura da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, feita também no dia 11 em diversos atos a favor da democracia nos estados do Brasil: “foi um recado nítido a todos que hoje tentam atacar a nossa tão jovem democracia, movidos por fanatismo ideológico, discurso de ódio e desprezo às instituições do Estado Democrático de Direito”.

Festival de Quadrilha Junina do Jardim América

Márcio Martins (PROS) usou o tempo da liderança da oposição para comentar a realização do Festival de Quadrilha Junina do Jardim América, que neste ano foi de 3 a 7 de agosto. “Dessa vez assina com toda a humildade um dos maiores eventos juninos do Ceará.
Um público rotativo de mais de 15 mil pessoas que usufruíram de uma belíssima estrutura, decoração e que tiveram oportunidade de garantir sua renda extra”, conta.

Ele defende: “cultura não é só arte. Cultura é um instrumento de transformação social e econômica. Meu bairro é pequeno, mas cada dia tem se transformado, isso faz parte de um processo de crescimento e empoderamento. Parabéns, Jardim América, por tudo que vivemos nessas 5 noites de Festival. Que venha 2023!”.

Foto: Evilázio Bezerra