Fortaleza inicia campanhas de multivacinação e contra a poliomielite nesta segunda-feira, 8

05/08/2022 - Anna Regadas

A aplicação das vacinas acontece nos 116 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

vacina

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para a atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente têm inicio em Fortaleza, nesta segunda-feira, 8. A aplicação das vacinas acontece nos 116 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. Todas as crianças entre um e quatro anos poderão atualizar os esquemas vacinais, capaz de proteger contra a paralisia infantil.

Entenda o esquema vacinal contra a poliomielite:

1ª dose: aos 2 meses através de injeção (VIP);
2ª dose: aos 4 meses através de injeção (VIP);
3ª dose: aos 6 meses através da injeção (VIP);
1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP)
2º reforço: menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)

Já a campanha de multivacinação vai contemplar tanto as crianças quanto os adolescentes menores até 14 anos 11 meses e 29 dias, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Para as crianças serão disponibilizadas as vacinas: BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche) e Papilomavírus humano (HPV).

No caso dos adolescentes, estão disponíveis as vacinas Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada).

“É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até os postos de saúde para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos ficar suscetíveis às doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”, reforça Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza.

Serviço
Período da campanha: 8 de agosto a 9 de setembro
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 7h30 às 18h30
Local: 116 postos de saúde de Fortaleza

Informações Prefeitura de Fortaleza

Foto: Érika Fonseca