EDHAL visita Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades

22/07/2022 - Rochelle Nogueira

O COPAC tem o intuito de tornar o trabalho da efetivo mais próximo à população, focando em policiamento preventivo.

O Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider – EDHAL da Câmara Municipal de Fortaleza  foi convidado a conhecer a recém inaugurada instalação do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades – COPAC, no Mucuripe.

O novo comando da Polícia Militar do Estado do Ceará reúne diversos serviços de aproximação comunitária que vai das escolas até a faixa da população mais vulnerável, aprofundando as ações do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco (Proteger). Tem o intuito de tornar o trabalho do efetivo mais próximo à população, focando em policiamento preventivo.

“É muito importante esse tipo de atuação da Polícia Militar. É um trabalho de aproximação comunitária com acompanhamento de mulheres vítimas de violência, de pessoas vítimas de violência urbana, de violência escolar. É muito importante o Escritório Dom Aloísio conhecer esse serviço para poder qualificar o atendimento e poder fazer um encaminhamento mais efetivo junto a PM”, disse o coordenador do EDHAL, Cláudio Silva.

O Comando de Prevenção e apoio às comunidades – COPAC conta com mais de 600 policiais militares em Fortaleza e Região Metropolitana. O atendimento acontece em locais em que as pessoas enfrentam violências como ameaças, expulsões de casa. A guarnição contará com o apoio da Secretaria de Proteção Social (SPS).

Nesse sentido, o COPAC direciona atendimento para cada caso:

  • GAV: cuida dos casos de mulheres vítimas de violência, crianças, jovens, idosos, comunidade LGBTQIA +,
  • GSC: cuida da comunidade, ouve os moradores e aplica a mediação de conflito.
  • Grupo de Segurança Escolar: a equipe específica para as demandas escolares, visitando, ouvindo os alunos, garantindo a ida e volta dos estudantes no percurso entre a escola e a casa.