Nova turma da Brigada de Incêndio da Câmara toma posse na sede do Corpo de Bombeiros

21/07/2022 - Rochelle Nogueira

A Brigada de Incêndio da Câmara Municipal de Fortaleza visa garantir maior segurança ao corpo de servidores, visitantes e a preservação patrimonial.

Brigada de Incêndio da CMFor - Foto: André Lima

Por menor que seja o risco de incêndios, ações preventivas são necessárias em momentos de emergências. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Fortaleza promoveu formação e capacitação da turma da Brigada de Incêndio no sentido de garantir maior segurança ao corpo de servidores, visitantes e preservação patrimonial.

Ao final da capacitação, tomou posse a nova turma da Brigada da Câmara Municipal de Fortaleza que ocorreu nesta semana, dia 19, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Ceará.

O grupo participou de um curso de formação de 20 horas-aula ministrado pelo Corpo de Bombeiros com treinamento em prevenção e combate a incêndio, situações de emergência e técnicas em primeiros socorros.

“A gente trabalha com o sistema preventivo. Nós passamos uma semana com os alunos repassando instruções de combate a incêndio e de primeiros socorros e nessa tese a gente trabalha de maneira preventiva”, disse o Tenente Marcos Pereira, instrutor de combate a incêndio da CBM/CE.

A coordenação da Brigada de Incêndio da Câmara Municipal de Fortaleza é feita pelo setor de Segurança do Trabalho, tendo a frente a técnica Fabiana Oliveira.

“O trabalho é sempre continuado, inclusive a gente faz essas reuniões mensais e nessas reuniões a gente reafirma o conhecimento adquirido durante os treinamentos. Realizamos também inspeções na Casa, verificamos equipamentos, e, na verdade, é uma grande ajuda para a segurança do trabalho essa equipe e a Casa fica muito mais segura”, reforçou Fabiana Oliveira.

Diana Machado, Assessora Parlamentar, ressalta a importância e o comprometimento da Casa Legislativa no cuidado com todos que fazem parte do corpo de servidores e visitantes. “É uma responsabilidade muito grande por ser o nosso ambiente de trabalho e assim a gente acaba também se responsabilizando por muitas outras vidas”, disse.

A formação foi ministrada pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do Corpo de Bombeiros. O Cel. Homero, comandante do CTDH, comenta que muitas vezes os incêndios podem ser contidos e amenizados quando há pessoas com conhecimento sobre a temática.

“Quando a gente vê um grande incêndio a gente pensa logo que o princípio deve ter sido em um cesto de lixo ou no ar-condicionado. Se houver alguém com conhecimento naquele ambiente, ele retarda ou mesmo sana o incêndio”, declarou Homero.

Funções da Brigada de Incêndio

A Brigada tem como missão, em casos de emergência:
– Realizar o primeiro atendimento às vítimas,
– Promover o abandono da edificação de forma segura e facilitar as operações do Corpo de Bombeiros.
– Cabe aos funcionários formados realizarem a divisão em três equipes: a de combate a Incêndios, a de Salvamento e a de Apoio.
– A Brigada também realizará a prevenção de acidentes, evitando situações que causam risco de incêndio, além de atuar nos processos de evacuação de emergência e prestação de primeiros socorros. O treinamento tem validade em 2 anos, quando deverá ser formada uma nova turma.

Equipe da Brigada de Incêndio da CMFor

• Ana Cláudia Silvestre Ribeiro Cruz – Recursos Humanos
  • Antonia Nélia Soares Bastos – Assessoria Parlamentar
  • Astórico Jacó de Oliveira Júnior – Protocolo