Sessão Solene homenageia programa de TV “Tá Valendo” da região do Jaguaribe

30/06/2022 - Rochelle Nogueira

A solenidade entregou certificados aos participantes do programa Tá Valendo.

Em homenagem aos sete anos de existência no Vale Jaguaribe e no canal Conexão UniJaguaribe, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene em homenagem projeto Programa de Tv intitulado de “Tá Valendo”. O Requerimento nº 3551/2022 é de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT).

A vereadora Larissa Gaspar falou da alegria de está proporcionando um reconhecimento ao trabalho produzido pe Vale Jaguaribe e no canal Conexão UniJaguaribe, por meio do programa Tá Valendo. “A gente fica contente em fazer desse reconhecimento. O que mais chamou atenção foi que o fazer do programa é protagonizado pela juventude. Parabenizo os dirigentes da instituição pois os jovens são o presente da nação e eles constroem o hoje, o agora. Programa como esse demonstra a forma como eles percebem a sociedade com uma visão de novas ideias. Quis propor esse requerimento como reconhecimento para que saberes possam ser compartilhados e assim evoluirmos como sociedade”, disse a parlamentar.

Francisco Garcia, representando os homenageados da solenidade, iniciou seu discurso repercutindo crise como oportunidade. O gestor destacou que o programa é uma oportunidade que inspira os jovens e dá espaço para as pessoas que antes não se viam e não tinham para quem contar suas histórias.

“Quero que o programa se torne um clichê, essa é a nossa esperança. Tudo iniciou em 2016, e nesse cenário tínhamos a faculdade Vale do Jaguaribe responsável por 85% da formação naquela região. O nascimento do programa nasceu por olharmos para o lado e vermos jovens entusiasmados. No primeiro encontro para a criação do Tá Valendo nós não tínhamos nenhuma certeza. A única certeza que tínhamos era que existiam muitas histórias não contadas e quantas histórias descobrimos a partir dessa experiência de olhar para nós mesmos”, repercutiu Garcia.

Homenageados:

1. Programa Tá Valendo – Francisco Garcia;
2. Casa de Vovó Dedé (Parceria) – Claudine Albuquerque;
3. Anna Gabriela dos Santos de Lima – apresentadora;
4. Bryan Nycollas Guimarães Paz – apresentador;
5. Maria Fernanda Andrade Lima – apresentadora;
6. Vitória de Oliveira Nascimento -apresentadora;
7. Alane Damasceno Moreno – cinegrafista e editora;
8. Glória Louise Damasceno Monteiro – produtora;
9 . Ilberson Santos – coordenador de comunicação;
10. Laércio Júnior – Designer.
11. Abda Medeiros

Composição da mesa

Compuseram a mesa a vereadora Larissa Gaspar (PT), Pró-Reitor de Operações e Expansão da UniJaguaribe e Diretor Técnico do Instituto Vale do Jaguaribe; Francisco Garcia, presidente do Instituto Vale do Jaguaribe (IVJ); Pedro Henrique Chaves, representante dos apresentadores; Vitória de Oliveira, representante da equipe técnica do programa; Alane Damasceno.

Biografia

O programa Tá Valendo alinha o mundo acadêmico e as vivências extramuros à descontração espontânea de uma juventude que quer se comunicar e revelar o que lhe chama a atenção no entorno que a cerca. O foco de urna câmera abre janelas para duas dimensões: a objetiva e a subjetiva. Consequentemente revela pluralidade de pontos de vista e indica originalidade em abordagens temáticas do espectro sociais integradas à sua visão de mundo.

Cartografando o que Tá Valendo aos olhos da juventude esse projeto que faz parte da IVJ trabalha para ladrilhar os passos que dão sentido às vivências pessoais e coletivas desses jovens aproximando mais cabalmente daquela interação potencializando o ciclo de crescimento mútuo integrado funcional e dinâmico entre os sujeitos aqui citados colaboradores técnicos e a comunidade.

Foto: Evilázio Bezerra