Área de proteção para ciclistas de competição e corte de recursos em universidades federais são destaques no Pequeno Expediente

07/06/2022 - Ana Clara Cabral

Os vereadores utilizam a tribuna no início da plenária e destacam assuntos de interesse da população.

Pequeno Expediente - Foto: Evilázio Bezerra

Gardel Rolim (PDT)

Gardel Rolim - Foto: Evilázio Bezerra

Em seu pronunciamento destacou o requerimento nº 4455/22, de sua autoria, que requer a criação de uma comissão de vereadores para visitar as instalações da refinaria LUBNOR. “Não é possível que a Petrobras privatize está empresa instalada em Fortaleza num terreno que pertence a Prefeitura sem que aconteça uma discussão que envolva o Executivo e a Câmara Municipal de Fortaleza. Essa empresa é importante desde a década de 70, gerando emprego, renda e tem um caráter social para os cearenses”, disse

Lúcio Bruno (PDT)

Lúcio Bruno - Foto: Evilázio Bezerra

O parlamentar criticou o Governo Federal pela falta de prioridade da Educação, ressaltando os cortes no repasse de recursos para as universidades públicas. Repercutindo a situação, Lúcio Bruno destacou que as universidades do Ceará deixam de receber R$ 55,3 milhões com o bloqueio de 14,5% do Governo Federal. A medida afeta a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri, Unilab e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

Wander Alencar (Rede)

Wander Alencar - Foto: Evilázio Bezerra

O parlamentar destacou demandas das escolas da Lagoa Redonda, Curió e Sapiranga que foram apresentadas para a secretária de Educação, Dalila Saldanha, agradecendo a receptividade da gestora. Wander falou que as unidades necessitam de investimentos, e que devem entrar no segundo pacote de obras da Prefeitura.

Jorge Pinheiro (PSDB)

Jorge Pinheiro - Foto: Evilázio Bezerra

Destacou a reunião realizada com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, e membros da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC) na última quinta-feira, 2. Em pauta, a valorização da produção de camarão e a realização de campanhas que incentivem o consumo da proteína. Jorge Pinheiro também divulgou o início da campanha Junho Branco, dedicada à prevenção e conscientização sobre o uso e abuso do álcool e outras drogas.

Léo Couto (PSB)

Léo Couto - Foto: Evilázio Bezerra

Destacou o projeto de lei ordinária nº 450/22, de sua autoria, que cria a Área de Proteção ao Ciclista de Competição – APCC. Segundo o vereador, a área destinada a prática esportiva será próximo a Cidade Fortal para que três vezes na semana o esporte possa ser praticado com toda a segurança. “Já conversamos com Prefeito Sarto para que essa convivência entre carros e bicicletas seja mais harmoniosa em nossa cidade”, ressaltou.

O vereador ainda pontou que Fortaleza é referência no Brasil em mobilidade cicloviária com mais de 400 km de ciclovias e ciclofaixas. Ressalta que essas áreas cicloviárias deve ser respeitada a velocidade de 20 km/h e os ciclistas de competição precisam de espaços adequados.

PP Cell (PSD)

PPCell - Foto: Evilázio Bezerra

O parlamentar utilizou a tribuna para protestar contra a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Ceará. Segundo PP Cell, uma obra do Governo do Estado no Conjunto Palmeiras está parada aguardando que a empresa faça a retirada de dois postes que estão no meio da rua. “Além dos aumentos das taxas, do trabalho horrível que eles prestam, agora a obra do governo está parada”, lamentou.

Ainda no seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou a importância do Projeto Meu Bairro Empreendedor, parabenizando o prefeito pela iniciativa. “Esse programa vem ajudando muito os bairros. Através de um pedido nosso, estamos conseguindo levar o projeto para o Jangurussu para beneficiar centenas de comerciantes que vêm sofrendo com a falta de estrutura”, anunciou.

Ronivaldo Maia (PT)

Ronivaldo - Foto: Evilázio Bezerra

Destacou a mobilização de profissionais, representantes sindicais e da população em relação ao fechamento do Gonzaguinha de Messejana, em virtude da reforma que será realizada pela Prefeitura. A unidade, que realiza pronto atendimento obstétrico 24h, ganhará nova estrutura física para qualificar o atendimento materno infantil. “A reforma tem que ocorrer com o equipamento aberto para que ele continue servindo à população. A Prefeitura não pode permitir que venha a fechar”, defendeu o parlamentar.

Sargento Reginauro (União Brasil)

Sargento Reginauro - Foto: Evilázio Bezerra

Destacou na tribuna a situação dos sinais em Fortaleza, que vêm apresentando problemas em diversos pontos da cidade, causando segundo ele, graves prejuízos para o trânsito. O vereador ainda lamentou a situação das vias da cidade com o aumento dos buracos. Reginauro também ponderou a falta de medicamentos destinados ao tratamento de câncer, ansiedade e depressão na rede pública de saúde.

Foto: Evilázio Bezerra